
Instagram/Zak Starkey
The Who recua e confirma retorno de Zak Starkey após atrito com Roger Daltrey
Pete Townshend assume erro de condução e diz que episódio no Royal Albert Hall foi um "mal-entendido"
Baterista volta à formação oficial da banda britânica
O The Who anunciou neste sábado (19/4) que o baterista Zak Starkey está de volta à banda. A decisão ocorre após a saída repentina do músico, afastado depois de um desentendimento com Roger Daltrey durante uma apresentação beneficente no Royal Albert Hall, em Londres.
O comunicado, assinado pelo guitarrista Pete Townshend, esclarece que houve falhas de comunicação resolvidas “de forma pessoal e privada por todas as partes”. Segundo ele, o retorno de Zak foi possível após um entendimento sobre o novo formato do show, sem orquestra, e o baterista concordou em ajustar seu estilo à proposta.
O que aconteceu no show do Teenage Cancer Trust?
O conflito aconteceu na última música da apresentação, “The Song Is Over”, quando Daltrey interrompeu o show para criticar abertamente a condução da bateria. “Para cantar essa música, preciso ouvir a tonalidade, e não consigo. Só tenho a bateria fazendo ‘bum, bum, bum’. Não consigo cantar isso. Desculpem, pessoal”, disse o vocalista ao público.
Pete Townshend reconhece falhas da banda
No mesmo texto, Townshend assumiu que também teve responsabilidade no episódio. Ele explicou que se recuperava de uma cirurgia no joelho e que não se preparou adequadamente para a apresentação. “Achei que quatro semanas e meia seriam suficientes para me recuperar totalmente… Errado”, escreveu.
O guitarrista ainda relatou que houve pouco tempo de passagem de som e que o palco apresentava dificuldades técnicas. Ele afirmou que Starkey cometeu alguns erros, se desculpou e que Daltrey tentou apenas ajustar o retorno de áudio. “Isso explodiu muito rápido e ganhou oxigênio demais”, avaliou, ao classificar a situação como um “mal-entendido”.
Zak Starkey continua na banda?
Townshend desmentiu os boatos de que Scott Devours, baterista da turnê solo de Roger Daltrey, substituiria Starkey permanentemente. Disse que o rumor foi infundado e se desculpou com Devours por não ter negado a informação antes.
Zak Starkey está no The Who desde 1996. É filho de Ringo Starr, baterista dos Beatles, e já tocou com o Oasis, Johnny Marr & The Healers e atualmente integra o supergrupo Mantra of the Cosmos, ao lado de Noel Gallagher (Oasis), Shaun Ryder e Bez (Happy Mondays) e Andy Bell (Ride e Oasis).