Pedro Pascal critica transfobia de J.K. Rowling: “M*rda nojenta”

Pedro Pascal critica transfobia de J.K. Rowling: “M*rda nojenta”

Ator criticou a autora de "Harry Potter" por celebrar medida que exclui mulheres trans da definição legal de mulher no Reino Unido

Instagram/Pedro Pascal

Comentário foi feito em vídeo de ativista

O ator Pedro Pascal (“The Last of Us”) saiu em defesa da comunidade transgênero após J.K. Rowling celebrar uma decisão da Suprema Corte do Reino Unido que exclui mulheres trans da definição legal de “mulher”. A autora de “Harry Potter”, que tem financiado grupos contrários aos direitos trans, publicou uma foto em tom de comemoração, segurando um drink e fumando um charuto, com a legenda: “adoro quando um plano dá certo”.

A resposta de Pascal veio nos comentários de um vídeo postado pelo ativista Tariq Ra’ouf no Instagram. “Comportamento de perdedor odioso”, escreveu o ator de “The Last of Us”, chamando a celebração da escritora de “m*rda nojenta”.

Qual a relação de Pedro Pascal com a pauta trans?

Pascal tem se posicionado publicamente em apoio à comunidade trans em diversas ocasiões. Sua irmã, a atriz Lux Pascal, se assumiu mulher trans em 2021, e desde então o ator tem usado sua visibilidade para se manifestar contra o preconceito e em defesa de direitos civis.

Durante a pré-estreia de “Thunderbolts” em Londres, o ator usou uma camiseta com os dizeres “Protect the Dolls” (protejam as bonecas), expressão que viralizou como defesa das mulheres transgênero. O gesto aconteceu dias após a decisão da corte britânica.

O que mais ele já declarou sobre o tema?

No início de 2025, Pascal publicou em seu Instagram uma imagem com a frase: “um mundo sem pessoas trans nunca existiu e nunca existirá”. Na legenda, escreveu: “Não consigo pensar em nada mais vil, pequeno e patético do que aterrorizar uma comunidade pequena e vulnerável de pessoas que não querem nada de você, exceto o direito de existir”.