Filho de Maria Gladys acusa família por abandono da atriz: “Está aí, moribunda, rodando por aí”
Divulgação/CineOP

Filho de Maria Gladys acusa família por abandono da atriz: “Está aí, moribunda, rodando por aí”

Conflito familiar expõe bastidores de abandono

Gleyson Gladys, filho da atriz Maria Gladys, de 85 anos, se pronunciou publicamente sobre a situação da mãe, encontrada em estado de confusão em Santa Rita de Jacutinga, Minas Gerais. Em entrevista à rádio Tupi FM, ele disse que não pretende ajudar no retorno da atriz ao Rio de Janeiro e acusou familiares por má gestão dos recursos da artista.

“Ela gastou o que tinha da herança e da aposentadoria. Quer voltar, mas não tem grana nem pra passagem. E eu não vou ajudar”, afirmou. Segundo ele, a mãe foi deixada sem rumo por uma das filhas, que hoje vive nos Estados Unidos: “Venderam o apartamento, gastaram tudo. Depois mandaram minha mãe pra cá. Agora ela está aqui, perdida, sem dinheiro.”

O que dizem os filhos sobre a situação de Maria Gladys?

Gleyson afirma que Maria Gladys recusou abrigo no Retiro dos Artistas e insiste em viver por conta própria, apesar da fragilidade. “Diz que lá é lugar de gente esperando pra morrer”, declarou. Ele também acusou a irmã de ter se apropriado de recursos da atriz para comprar uma casa no Vidigal. “Ela falou que foi roubada pela minha irmã […] Mas não quero me meter. Pra mim, são três loucas: minhas duas irmãs e minha mãe.”

Enquanto isso, a outra filha, Maria Thereza Mello Maron, tenta organizar o retorno da mãe por meio de doações. Em publicação feita nas redes sociais, ela explicou que Maria Gladys está em uma cidade de difícil acesso e não tem como pagar o transporte até o Rio. “Nem eu, nem minha irmã temos o dinheiro para a passagem. Quem puder ajudar, estou deixando o Pix dela.”

Há suspeita de apropriação de recursos?

A situação levantou questionamentos sobre possível negligência e até abuso financeiro. Segundo informações da coluna de Pablo Oliveira, mesmo recebendo aposentadoria regularmente, Maria Gladys estaria sem acesso ao dinheiro. Um áudio obtido pela reportagem mostra a atriz, em tom de desespero, afirmando estar completamente sem recursos. Os relatos sugerem colapso financeiro agravado por conflitos familiares e ausência de tutela direta.

Qual a carreira de Maria Gladys?

Com uma carreira iniciada na década de 1960, Maria Gladys é uma atriz bastante conceituada que se destacou em diversos clássicos do cinema brasileiro como “Os Fuzis” (1962), “Todas as Mulheres do Mundo” (1966), “Copacabana me Engana” (1968), “Sem Essa, Aranha” (1970), “O Meu Pé de Laranja Lima” (1970), “Bar Esperança” (1983), “Rio Babilônia” (1983), “Matou a Família e Foi ao Cinema” (1991), “Se Eu Fosse Você 2” (2009) e “A Febre do Rato” (2011).

Na televisão, interpretou Lucimar na versão original de “Vale Tudo” (1988), novela que acaba de ganhar um remake exibido pela Globo. Também atuou em produções como “Grande Sertão: Veredas” (1985), “Top Model” (1989), “Salsa e Merengue” (1996) “Hilda Furacão” (1998), “O Beijo do Vampiro” (2002), “A Lua Me Disse” (2005) e “Negócio da China” (2008).

Nos últimos anos, a atriz também voltou a circular entre o público jovem por ser identificada como avó da atriz Mia Goth, estrela dos filmes de terror “Pearl” e “X – A Marca da Morte”, fruto de seu relacionamento com o artista americano Lee Jaffe, nos anos 1980.

Em novembro de 2024, a atriz participou das gravações do filme “Privadas de Suas Vidas”, ao lado de Otávio Müller e Regina Braga. No mês seguinte, foi vista em eventos no Rio aparentando bem-estar. Em janeiro deste ano, havia sido dada como desaparecida e reencontrada horas depois. Agora, o novo episódio expõe um quadro mais grave, com sinais de desorientação e abandono.

Mais pipoca