Morte após anos de tratamento contra câncer
Jay North, intérprete do travesso Dennis Mitchell na série clássica “Dennis, o Pimentinha” (1959–1963), morreu neste domingo (6/4), aos 73 anos. A informação foi confirmada por Jeannie Russell, colega de elenco que interpretava a pequena vizinha Margaret Wade, em declaração à revista The Hollywood Reporter. Segundo ela, North morreu em casa, em Lake Butler, na Flórida, após enfrentar por anos um câncer colorretal.
“Ele era meu irmão de outro mundo”, escreveu Jeannie em homenagem.
Sucesso precoce na TV americana
O ator nasceu em 3 de agosto de 1951, em Los Angeles. Filho único, perdeu o contato com o pai aos 4 anos. Sua mãe, secretária do sindicato dos atores AFTRA, o levou a programas infantis locais, o que o levou a ser descoberto pela agente Hazel MacMillan. Antes do papel icônico, ele já havia aparecido em episódios de séries como “Wanted: Dead or Alive”, “77 Sunset Strip” e “Sugarfoot”.
North foi escolhido para o papel de Dennis aos 6 anos, após uma audição para a adaptação televisiva da tira de quadrinhos criada por Hank Ketcham. Aos 8, apareceu pela primeira vez no papel do bem-intencionado, mas sempre encrenqueiro, Dennis Mitchell — o único filho de Henry (Herbert Anderson) e Alice (Gloria Henry). Ao longo da série, causava confusões com os vizinhos George Wilson (Joseph Kearns) e, após a morte do ator, John Wilson (Gale Gordon).
A série durou quatro temporadas, mas permaneceu por décadas em exibição por meio de reprises e distribuição internacional.
Mesmo com a fama, North revelou em entrevistas que sofreu maus-tratos nos bastidores da série infantil. Em 1993, contou ao Los Angeles Daily News que sua tutora e tia o agredia e o isolava dos colegas. “Se eu errasse uma ou duas tomadas, era ameaçado e apanhava”, relatou.
Trajetória após o sucesso infantil
Após o fim de “Dennis, o Pimentinha”, North atuou no filme “O Menino e a Onça” (1965) e estrelou “Maya” (1966), ao lado de Clint Walker. A aventura ambientada na Índia rendeu uma série derivada entre 1967 e 1968, em que ele repetiu o papel, descrevendo a experiência como recompensadora.
Após o novo cancelamento, emprestou sua voz a desenhos como “Banana Splits” (1968) e “Bam-Bam e Pedrita” (1971). Também estrelou o thriller “The Teacher” (1974), sobre uma professora sedutora que “corrompia” alunos, antes de sumir das telas.
Vida adulta longe da atuação
Nos anos 2000, North passou a trabalhar como agente penitenciário na Flórida e colaborou com Paul Petersen (de “The Donna Reed Show”) na organização A Minor Consideration, dedicada ao apoio de ex-atores mirins.
Mesmo afastado do cotidiano de Hollywood, ele ainda dublou a si mesmo num episódio de “Os Simpsons” e apareceu no filme “Dickie Roberts, O Pestinha Cresceu” (2003), sátira sobre ex-celebridades infantis.

