Série dramatiza erro fatal da Scotland Yard
A Disney+ divulgou o trailer de “Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes”, minissérie que dramatiza os eventos que levaram à execução do eletricista brasileiro por engano por agentes da Scotland Yard em 2005, duas semanas após os atentados de 7 de julho em Londres.
O vídeo antecipa a tensão dos bastidores políticos e operacionais da polícia metropolitana da capital britânica, que investigava novos possíveis ataques quando Jean Charles foi confundido com um terrorista. O caso gerou comoção internacional e tornou-se símbolo da atuação desastrosa das forças de segurança em situações de pânico coletivo.
Elenco retrata nomes centrais do escândalo
A produção é estrelada por Emily Mortimer (“Paddington: Uma Aventura na Floresta”) como Cressida Dick, então chefe de operações da Polícia Metropolitana, e Conleth Hill (“Game of Thrones”) como Sir Ian Blair, o comissário responsável pela força à época. O elenco também inclui o estreante Edison Alcaide como Jean Charles, Russell Tovey (“Feud: Capote vs. The Swans”), Max Beesley (“Sequestro no Ar”), Daniel Mays (“Rogue”), Laura Aikman (“The Job Lot”) e Alex Jennings (“The Crown”).
Produção tem consultoria da família
Embora a trama enfatize a visão policial britânica do caso, a equipe de criação inclui os pais e familiares de Jean Charles como consultores. Anteriormente, a tragédia já havia sido retratado no cinema, no filme “Jean Charles” (2009), protagonizado por Selton Mello, que trouxe a visão brasileira da história.
O projeto coincide com os 20 anos dos atentados de 7/7 e da morte de Jean Charles. A estreia está marcada para 30 de abril na plataforma Disney+.
