Rivalidade e acusações
A modelo brasileira Helena Prestes terminou como vice-campeã do “Grande Fratello”, versão italiana do reality “Big Brother”, encerrado após seis meses de confinamento. Ela ficou atrás da cantora Jessica Molarcchi, que venceu a edição marcada por conflitos e polêmicas envolvendo xenofobia e homofobia.
Durante o programa, Helena foi acusada de homofobia por questionar publicamente a sexualidade da colega Zeudi Di Palma, ex-Miss Itália que se identifica como bissexual. “Na minha opinião, ela queria fazer uma historinha para criar esse hype aqui com as mulheres. No entanto, acho que Zeudi não gosta de mulheres”, afirmou a brasileira em uma das conversas no reality.
A crítica foi reforçada em outras declarações semelhantes. Em diversos momentos, Helena sugeriu que a adversária estaria “fazendo um show” ao falar sobre sua orientação sexual. Durante uma discussão, chegou a confrontá-la diretamente: “Você não tem vergonha?”, disse, em frase interpretada pelo público como homofóbica e um ataque à identidade da rival.
Conflito com a campeã
Helena também foi alvo de xenofobia dentro da casa, em embates protagonizados pela própria vencedora, Jessica Molarcchi. Em uma briga acalorada, a cantora italiana fez comentários preconceituosos contra a brasileira. A tensão entre as duas escalou a ponto de Helena ameaçar a adversária com uma chaleira em mãos. A agressão foi impedida pelos colegas de confinamento.
O episódio levou Jessica a se desculpar publicamente e pedir para deixar o programa. Pouco depois, Helena também foi eliminada por decisão do público.
Retorno inesperado
As duas participantes voltaram ao programa após uma repescagem surpresa. A produção convocou seis ex-confinados para disputar o retorno, e tanto Helena quanto Jessica foram escolhidas pelo público para retornar ao jogo.
Ambas seguiram até a final, encerrando a edição como finalistas. Helena ficou em 2º lugar, atrás apenas de Jessica, apontada desde o início como sua principal adversária.
questa dovrebbe essere l'ultima edizione di @GrandeFratello un programma estremamente problematico che normalizza la xenofobia, le aggressioni e le molestie. dove nessuno viene punito e le vittime sono costrette a vivere con i loro aggressori. questo programma è una vergogna! pic.twitter.com/ZDW6NNgwrY
— júlia
(@julimnsz) January 18, 2025
Io sono scioccata, serve la squalifica punto.#grandefratello#tommavipic.twitter.com/gb9Eq7NE9s
— Alessandra
(@AndraaAless) January 3, 2025
Helena Prestes não representa o Brasil!
Ela foi machista, misogina e homofóbica naquele programa. Aqui está um vídeo sobre o que ela fez com uma menina bissexual de 23 anos, Zeudi Di Palma. pic.twitter.com/glURCoAcdE— Kaline Bomfim
(@Kabomfim22) April 1, 2025