Conflito começou na dinâmica ao vivo
Na edição ao vivo de segunda (14/4) do BBB 25, Guilherme Vilar, Joselma “Delma” Silva e Renata Saldanha — emparedados do 17º Paredão — avaliaram os pontos fortes e fracos dos rivais, e acabaram acertando os pontos sensíveis uns dos outros.
A bailarina se incomodou com a avaliação de sua trajetória feita por Guilherme, que, por sua vez, não gostou quando ela expôs que Delma pediu para ir ao Paredão. A situação gerou um pequeno conflito que se estendeu após o programa ao vivo e terminou com Renata desabafando no quarto do líder sobre o comportamento do adversário.
Pontos fortes, fracos e sensíveis
A dinâmica substituiu o Sincerão e teve Delma dizendo que Renata “começou o jogo perdida” e em seguida sabonetando, sem conseguir falar nada de mal do genro Guilherme. O apresentador Tadeu Schmidt até desistiu de insistir. Em sua vez, Guilherme desmereceu Renata, dizendo que ela só cresceu porque Aline Patriarca a escolheu como alvo: “Aline era protagonista e a dinâmica [Vitrine do Seu Fifi] tornou ela [Renata] mais forte. Talvez se não tivesse passado pelas dinâmicas, talvez ela tivesse passado um pouco mais morna. O ponto fraco foi que ela tomou algumas atitudes que eu não concordava, como jogar um voto fora… Você vem lá de fora com informações, com grandes embates e fica esperando [vencer] um Líder pra jogar a pessoa [Aline] no Paredão.”
Renata respondeu colocando o dedo na ferida. Disse que o genro não teve embates próprios no programa inteiro e que a sogra já até “verbalizou que não queria mais estar aqui”.
Discussão se estendeu após o programa
Assim que o programa ao vivo acabou, Guilherme foi para cima de Renata, fazendo caretas. O pernambucano pediu para a bailarina não falar sobre a vontade da sogra de deixar o programa: “Você pode ter certeza de que, se ela falou que queria sair, é porque estava em um momento de ansiedade e nervosismo. Você não tem ideia das coisas que ela passou dentro do quarto, chorando e nervosa. […] Por favor, eu peço que você não toque mais nesse ponto, porque isso não é o que ela quer!”
Renata argumentou: “Entendo a sua situação do nervosismo. Também já tive momentos de pânico, de chorar aqui praticamente uma semana, de também não estar aguentando. Mas eu jamais verbalizaria sabendo que isso é meu sonho — e o maior medo que todo mundo tem é sair. Eu entendo, mas a dinâmica pede que a gente pontue, assim como você pontuou coisas que eu não concordo e respeito.”
Guilherme tentou explicar que cada pessoa reage de forma diferente à pressão: “Só quero que você entenda que cada pessoa vai lidar de um jeito diferente com a ansiedade. Você foi chorar ali, se colocar no seu lugar e entrar em oração. O dela foi dizer que queria sair daqui. A gente tem reações totalmente diferentes. E não era o que ela queria, não é o que ela quer. Mas, num momento de ansiedade, que a gente fica agoniado… você sabe o que sente. Você disse que jamais verbalizaria, mas ela verbalizaria. Só ela sabe o quanto a ansiedade toma dentro dela.”
Guilherme sem embates reclama dos embates de Renata
Em seguida, o pernambucano passou a relativizar o protagonismo de Renata no jogo. Disse que a sister teve momentos de destaque, mas que esse protagonismo só cresceu por causa dos embates com Aline: “Em relação ao protagonismo, só pra que você entenda: você, sim, buscou seu protagonismo, porque você foi bater de frente. O que eu estou dizendo é que a Aline fez com que você se tornasse ainda mais protagonista desse programa, porque ela foi buscar situações com você que, pra mim, eram totalmente desnecessárias — tanto que eu pontuei algumas delas. Você lutou por isso, e ela acabou favorecendo ainda mais, porque tinha coisa que não precisava. Você entende agora o que eu quis dizer? Não entenda que estou diminuindo sua trajetória. Tanto que eu falei que a Renata foi a primeira pessoa que vi num Sincerão dizer: ‘Ah, vai falar? Vou falar. Não vou ficar sem falar’. Estou dizendo que ela aumentou ainda mais esse protagonismo por situações que eram desnecessárias.”
Renata chorou. “Eu entendo, mas eu tô dizendo que, em muitos momentos, foram evidenciadas várias falhas minhas. Eu sou ser humano e entrei aqui sem saber nada de BBB. Foi muito difícil ir ali no Sincerão e ter que apontar o dedo na cara das pessoas, porque eu não sou essa pessoa. Mas eu sei que isso também fazia parte do meu objetivo aqui dentro. Se, infelizmente, eu tiver que colocar uma placa que não é o que eu gostaria, eu vou ter que colocar, porque faz parte da dinâmica.”
Guilherme seguiu reclamando: “Eu senti necessidade de falar, porque você falou que precisa às vezes mexer no ponto fraco. Eu nem acho que precisa muito mexer num determinado ponto fraco.”
A bailarina não acredita no que ouviu: “Mas ele [Tadeu] acabou de pedir pra gente pontuar o ponto fraco [na dinâmica].”
Desabafo no quarto do líder
Irritada, Renata subiu para o quarto do líder e reclamou com João Pedro Siqueira. Disse que se sentiu diminuída por Guilherme e Delma: “’Ah, você começou o jogo muito perdida’. E quem começou o jogo 100% bem? Tu sabia jogar isso aqui? Porque eu não sabia, não. Quem começa uma aula de dança sabendo fazer todos os passos? A gente vai aprendendo e levantando até tomar rumo e saber. Foi o que me trouxe até aqui e espero que seja o que me mantenha. Enquanto o público me deixar, eu vou lutar. Ainda veio dizer, no meio do ao vivo, que eu fui protagonista porque a Aline foi brigar comigo. Vou te dizer, viu!”
João Pedro respondeu: “Sendo que foi você que chegou falando.”
Renata continuou: “E aí não conta eu discutir, falar, ir pra cima, defender, comprar meus embates, procurar argumentos pra lutar… não, não, isso não conta. Fora todas as provas que eu joguei. Se tu olhar, eu dei check em tudo nesse programa! Ele simplesmente desmereceu toda minha história nesse minuto!”
João Pedro também criticou o comportamento de Guilherme: “Quando sai do óbvio, eles querem questionar! O Guilherme é um desses. Ele queria só Vitória, Diego, você e eu no Paredão. Ele não quer ir pro Paredão, e tá certo. Só que vai ficar se esquivando pelos cantos pra chegar na final sem saber o que o público tá pensando? Ele pode votar no meu irmão pra sair, pode botar Maike no Paredão, que não fez nada pra ele, e eu não posso colocar ele no Paredão também?!”
Renata seguiu: “O ponto fraco dele, para mim, foi isso. Ele não teve nenhum embate aqui dentro. Ele foi vivendo os embates das outras pessoas, e o enredo dele foi sendo escrito pelo que ele foi fazendo com outras pessoas. ‘Ah, mas tem uma boa visão de jogo’, mas só foi indo na carona do que aconteceu aqui dentro. Quando teve discussão com João Gabriel, que teve embate, não votou no João Gabriel. Mas aí eu tô errada porque não votei na Aline quando tive oportunidade… Tu entende os dois pesos, duas medidas? Essas coisas que me cansam aqui dentro!”
E concluiu: “Aí fica todo mundo contra mim, porque eu tive que me posicionar. Eu tenho que me posicionar e vou me posicionar! Eu falei algo demais? É isso que me chateia: eles podem apontar um ponto fraco de mim e eu não posso apontar o da pessoa, sendo que eu estou no Paredão com ela. Eles podem apontar o dedo e eu não?”