
Divulgação/Sony Pictures
Walter Salles comenta chances de Oscar: “Se vier, veio. Se não vier, a viagem foi linda”
Diretor destaca impacto de Fernanda Torres durante a temporada de prêmios e adota tom cauteloso sobre as chances de "Ainda Estou Aqui"
Aplausos e reconhecimento
Walter Salles afirmou estar “tocado” com a recepção de “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres em Hollywood, após a atriz ser aplaudida de pé durante um debate no Academy Museum, em Los Angeles, na noite de sexta-feira (28/2). O evento marcou sua última aparição na campanha do filme brasileiro antes do Oscar 2025.
Em conversa com a Folha de S. Paulo, Salles elogiou a repercussão internacional do trabalho da atriz. “A gente teve prazer em fazer isso. E ela entendeu, e as pessoas entenderam a dimensão de Fernanda Torres. Isso é algo que ecoa agora para além das nossas fronteiras. E eles [o público internacional] ganham muito”, afirmou.
Estratégia de campanha
O longa concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. A campanha foi focada exclusivamente em exibições para os votantes, seguidas de debates com a presença de Salles e Fernanda Torres.
O diretor afirmou que a estratégia era deixar a obra falar por si mesma. No entanto, os incêndios que atingiram Los Angeles em janeiro acabaram afetando a rotina da cidade e podem ter prejudicado a exibição do filme. “A cidade sofreu uma fratura grave com os incêndios. Então a gente nunca sabe, é um ponto de interrogação grande, quantas pessoas viram o filme”, comentou.
Expectativa para o Oscar
Salles reconheceu que há previsões otimistas sobre o desempenho do filme na premiação, mas manteve um tom cauteloso. “Continuo achando que a pessoa otimista é uma pessoa mal informada”, disse, rindo.
Ele ressaltou que a equipe está preparada para qualquer resultado. “A gente vai com o coração aberto da mesma forma com que a gente fez o filme. Se vier, veio. Se não vier, a viagem foi linda, muito bonita, dessas que a gente não esquecerá nunca”, concluiu.