Engajamento do público
Tadeu Schmidt fez um pronunciamento inédito no começo da noite desta terça (26/3) sobre o BBB 25. Ele usou suas redes sociais para anunciar que votação do 10º Paredão está “extraordinariamente animada” e que se trata de recorde. “Acabei de receber a informação aqui de que já temos a maior votação da temporada”. Até então, o recorde pertencia ao Paredão anterior, que eliminou Gracyanne Barbosa, com um total de 119.743.011 votos.
O apresentador já tinha indicado a intensidade da votação na noite de segunda (25/3), quando mencionou que ela estava “incrível”, 24 horas antes da definição. Até então, ele só havia mencionado o engajamento do público em dois Paredões anteriores, por ocasião da eliminação de Gabriel Yoshimoto e Gracyanne, e em ambas as vezes no dia da eliminação.
Protagonista, plantas e torcidas
A berlinda não deveria ser para tanto, afinal traz a maior protagonista da edição, Aline Patriarca, contra duas plantas, Diego Hypolito e Maike Cruz. Só que a torcida Team Ballet, que defende Renata Saldanha e Eva Pacheco, decidiu que era o momento de eliminar Aline e acabar com os conflitos do programa nesta terça. Por outro lado, os torcedores do quarto Anos 50 tem se esforçado para impedir esse resultado e motivação extra após Vitória Strada pedir para sua torcida ajudar a eliminar Maike, salvando seu amigo Diego e a aliada Aline, o que acirrou a disputa de votos.
Enquetes oscilantes
O resultado dessa batalha eleitoral tem criado oscilações impressionantes nas enquetes da internet. Enquanto X e YouTube permanecem inabaláveis em seus corners, o primeiro fechado com Aline e o segundo com Maike, as pesquisas da web apresentam resultados diferentes a cada hora. No último levantamento da Votalhada, que compila diferentes enquetes da internet para chegar numa porcentagem média (como um Rotten Tomatoes dos realities brasileiros), a diferença, que já foi mais de 10% para Aline sair, caiu para 1% de distância de Maike. Isto indica que o apoio a Aline vem crescendo.
Na enquete realizada pela coluna Play, do jornal O Globo, o nadador aparece com 50% enquanto a policial baiana tem 48%. Até pouco tempo, era Aline quem liderava como a possível eliminada do programa. Na enquete do UOL/Splash, está exatamente o contrário, Aline com 50% e Maike com 48%, mas essa diferença já foi de 15% contra a ex-policial.
Até a votação na enquete da Pipoca Moderna registra recorde, com o resultado também oscilando entre Aline e Maike. Entretanto, nas últimas horas o ex-nadador disparou e abriu 9% sobre a ex-policial para sair do reality.
Já Diego Hypolito assiste a disputa de camarote, oscilando entre 1% e 3,8% dos votos na maioria das enquetes.
Torcidas contra Voto Único
Em seu post desta terça, Tadeu deu uma dica do que pode estar acontecendo nos bastidores. “Vai ser uma das melhores votações desde que a gente começou o sistema com dois métodos de votação (voto único/voto da torcida)”, ele escreveu ao lado do vídeo.
A lembrança do novo sistema de votação é interessante, porque o Team Ballet tem mobilização, mas não possui número suficiente de pessoas para conquistar o voto único, em que cada CPF tem direito a um voto apenas. Nesta edição, a torcida das bailarinas já tentou eliminar Vitória Strada no Paredão com Gabriel Yoshimoto, e realmente conquistou maior número de cliques no gshow. Entretanto, Vitória ficou na casa na média feita com o voto único, onde a atriz demonstrou ter maior apoio de pessoas reais.
A divisão pode estar acontecendo novamente, o que daria vantagem para Aline. Mesmo assim, o voto de torcida é importante para não deixar que Maike se distancie e comprometa a média entre os dois métodos de contagem. Isto significa que o Team Ballet tem uma montanha maior para escalar, enquanto o desafio da torcida dos Anos 50 é manter-se próximo, se não der para ultrapassar.