“Star Trek: Strange New Worlds” começa a gravar 4ª temporada

Paramount+ inicia produção antes da estreia do terceiro ano da série, que é prelúdio da clássica "Jornada nas Estrelas"

Divulgação/Paramount+

Gravações adiantadas

O perfil oficial da franquia Star Trek revelou que já está trabalhando em uma 4ª temporada de “Star Trek: Strange New Worlds”, antes mesmo do lançamento do terceiro ano da produção

A imagem de confirmação da nova temporada, reúne Uhura (Celia Rose Gooding), Spock (Ethan Peck) e o Capitão Pike (Anson Mount) à bordo da nave espacial USS Enterprise. A Paramount+ ainda não revelou uma data de lançamento para o terceiro ano, que deve chegar ao streaming ainda em 2025.

Jornada ao passado trekker

“Strange New Worlds” é um prelúdio da “Star Trek” original – ou “Jornada nas Estrelas” no Brasil. Mas o mais curioso é que, apesar de ser uma produção recente, sua concepção tem mais de 60 anos e precede o próprio lançamento da atração clássica. É que seus personagens foram introduzidos no piloto original de “Star Trek” de 1964, que foi reprovado e quase impediu o surgimento da franquia. Dos personagens apresentados no piloto, apenas Spock foi mantido quando a série foi reformulada, com Pike substituído pelo Capitão Kirk num segundo piloto, finalmente aprovado em 1966.

Apesar do descarte, os espectadores puderam ver uma prévia da tripulação original num episódio de flashback de duas partes que marcou época em 1966, com cenas recicladas do piloto rejeitado. A aparição gerou grande fascinação e muita especulação dos fãs sobre as aventuras perdidas da Enterprise. Até que, em 2019, os produtores de “Star Trek: Discovery” resolveram resgatar aqueles personagens, levando os trekkers à loucura. Em pouco tempo, uma campanha tomou as redes sociais pedindo uma nova série focado em Pike, Spock e na Número 1 (Rebecca Romijn), o que acabou se materializando pelas mãos dos roteiristas Akiva Goldsman (criador de “Titãs”), Alex Kurtzman (roteirista do reboot de “Star Trek”, de 2009) e Jenny Lumet (criadora de “Clarice”).

Outros personagens clássicos

Outro detalhe curioso é que a série também introduz versões mais jovens de Uhura (personagem clássica de Nichelle Nichols na “Jornada nas Estrelas” de 1966), da enfermeira Christine Chapel (originalmente vivida por Majel Barrett Roddenberry, esposa do criador de “Star Trek”, a partir de 1966) e do próprio Capitão Kirk (eternizado por William Shatner) em participação recorrente, interpretados respectivamente por Celia Rose Gooding (da montagem da Broadway “Jagged Little Pill”), Jess Bush (“Playing for Keeps”) e Paul Wesley (“The Vampire Diaries”).

Ainda há Babs Olusanmokun (“Black Mirror”) no papel do Dr. M’Benga, oficial médico que apareceu em dois episódios de “Jornada nas Estrelas” na década de 1960, e uma novidade curiosa: Christina Chong (“Tom & Jerry – O Filme”) como La’an Noonien-Singh, uma descendente do famoso vilão Khan.