Saiba como será a transmissão do Oscar 2025 no Brasil
Divulgação/Globo

Saiba como será a transmissão do Oscar 2025 no Brasil

A edição de número 97 do Oscar, que ocorre neste domingo (2/3), terá transmissão ao vivo pela TV Globo, canal pago TNT e plataforma Max. A disputa pela audiência é intensificada pela presença de “Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro que concorre em três categorias na premiação americana: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres.

A cobertura da Globo

A transmissão na TV Globo começa às 8h40 e contará com apresentação de Maria Beltrão e com comentários da atriz Dira Paes e do crítico Waldemar Dalenogare, que faz sua estreia na emissora, além da tradução instantânea de Anna Viana. Sandra Coutinho e Carolina Cimenti farão a cobertura direto dos bastidores da cerimônia, enquanto repórteres espalhados pelo país registrarão a torcida por “Ainda Estou Aqui”.

O evento será exibido para todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, onde a programação será voltada para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. O G1 e o Gshow disponibilizarão a transmissão ao vivo pela web.

A polêmica de Maria Beltrão

Apesar da experiência de quase 20 anos apresentando o Oscar na Globo, Maria Beltrão tem sido alvo de críticas devido a sua ligação familiar com o regime militar. Seu pai, Hélio Beltrão (1916-1977), foi ministro do governo do general Costa e Silva (1899-1969) e signatário do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), que endureceu a repressão política no Brasil.

O questionamento surge especialmente pelo tema central de “Ainda Estou Aqui”, que retrata a ditadura militar por meio da história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. No filme, dirigido por Walter Salles, Selton Mello vive Rubens Paiva, político sequestrado e morto pelo regime. A produção foi escrita por Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado.

Nas redes sociais, muitos manifestaram incômodo com a presença de Beltrão na apresentação, apontando contradições na escolha da jornalista para um evento onde a principal expectativa brasileira está justamente em um filme sobre as vítimas da ditadura.

A transmissão da TNT e Max

Na TNT e na Max, a transmissão do Oscar começa mais cedo, às 19h30, sob o comando de Ana Furtado. A apresentadora estará diretamente de Los Angeles, no Dolby Theatre, local da premiação. A supermodelo Carol Ribeiro também estará presente no tapete vermelho, com entrevistas exclusivas com os artistas.

Lázaro Ramos e Fabiula Nascimento farão os comentários da cerimônia nos estúdios da Warner, no Brasil, ao lado da especialista em séries e filmes Aline Diniz. A transmissão contará com tradução simultânea e áudio original para quem preferir.

O forte investimento da Warner na transmissão do Oscar 2025 se deve ao clima de “Copa do Mundo” gerado pela presença de “Ainda Estou Aqui” na premiação. O Globo de Ouro, que premiou Fernanda Torres, marcou recorde de audiência para a empresa na TV paga em janeiro.

Mais pipoca