Postagem provocou acusações de racismo
A Rexona reconheceu erro e pediu desculpas nesta terça-feira (25/3) após ser acusada de racismo por uma ação publicitária envolvendo Aline Patriarca, participante negra do BBB 25. A marca, patrocinadora do reality, publicou no X (antigo Twitter) uma montagem da ex-sister segurando um desodorante, acompanhada da legenda: “A Aline sabe que pode contar com a proteção que muda tudo de Rexona Clinical. Por isso, ela tá pronta pra enfrentar todas as tensões sem suor e mau odor”.
A associação direta entre uma mulher negra e mau cheiro foi criticada por internautas, que apontaram racismo na peça publicitária. Após a repercussão negativa, a marca retirou a publicação do ar.
Resposta pública e revisão de conduta
Em nota divulgada em suas redes sociais, a Rexona admitiu o erro: “Pedimos desculpas pela publicação e reforçamos o compromisso inegociável com a agenda antirracista”. A empresa também afirmou estar em “caminhada de aprendizagem, ouvindo a sociedade e suportados por consultorias especializadas, para promover uma transformação significativa nas nossas práticas internas”.
O comunicado destacou que essa transformação inclui revisar processos “da criação à produção e veiculação de conteúdos”. A nota finaliza com a frase: “Mesmo!”.
Reações e contexto da eliminação
Apesar do pedido de desculpas, muitos usuários criticaram o tempo de resposta da marca, que levou quase uma semana para se posicionar sobre o caso. Fãs de Aline apontaram que o pedido foi tardio e não reverte o impacto da exposição.
Aline foi eliminada do BBB 25 na noite de terça-feira (25/3), com 51,73% dos votos em um paredão contra Maike Cruz e Diego Hypólito. O resultado gerou comoção nas redes sociais porque a baiana teve apoio do público no voto único, mas perdeu no voto das torcidas numa votação recorde da temporada, com mais de 200 milhões de cliques no gshow.