Patrocinador do BBB se desculpa por postagem racista ao associar Aline a mau cheiro

Patrocinador do BBB se desculpa por postagem racista ao associar Aline a mau cheiro

Marca apagou publicação após repercussão negativa e afirmou que vai revisar processos internos com apoio de consultorias

X/BBB

Postagem provocou acusações de racismo

A Rexona reconheceu erro e pediu desculpas nesta terça-feira (25/3) após ser acusada de racismo por uma ação publicitária envolvendo Aline Patriarca, participante negra do BBB 25. A marca, patrocinadora do reality, publicou no X (antigo Twitter) uma montagem da ex-sister segurando um desodorante, acompanhada da legenda: “A Aline sabe que pode contar com a proteção que muda tudo de Rexona Clinical. Por isso, ela tá pronta pra enfrentar todas as tensões sem suor e mau odor”.

A associação direta entre uma mulher negra e mau cheiro foi criticada por internautas, que apontaram racismo na peça publicitária. Após a repercussão negativa, a marca retirou a publicação do ar.

Resposta pública e revisão de conduta

Em nota divulgada em suas redes sociais, a Rexona admitiu o erro: “Pedimos desculpas pela publicação e reforçamos o compromisso inegociável com a agenda antirracista”. A empresa também afirmou estar em “caminhada de aprendizagem, ouvindo a sociedade e suportados por consultorias especializadas, para promover uma transformação significativa nas nossas práticas internas”.

O comunicado destacou que essa transformação inclui revisar processos “da criação à produção e veiculação de conteúdos”. A nota finaliza com a frase: “Mesmo!”.

Reações e contexto da eliminação

Apesar do pedido de desculpas, muitos usuários criticaram o tempo de resposta da marca, que levou quase uma semana para se posicionar sobre o caso. Fãs de Aline apontaram que o pedido foi tardio e não reverte o impacto da exposição.

Aline foi eliminada do BBB 25 na noite de terça-feira (25/3), com 51,73% dos votos em um paredão contra Maike Cruz e Diego Hypólito. O resultado gerou comoção nas redes sociais porque a baiana teve apoio do público no voto único, mas perdeu no voto das torcidas numa votação recorde da temporada, com mais de 200 milhões de cliques no gshow.

QUAL GRUPO VAI VENCER O BBB 25?

O campeão do reality virá de qual quarto da edição?