Diretor foi agredido em vilarejo palestino
Hamdan Ballal, um dos vencedores do Oscar 2025 de Melhor Documentário, foi agredido por um grupo de colonos israelenses mascarados nesta segunda-feira (24/3), no vilarejo onde vive na Cisjordânia ocupada. Segundo relatos de testemunhas, o documentarista palestino foi espancado por ao menos 15 agressores e acabou detido por militares israelenses quando já estava ferido.
De acordo com Yuval Abraham, cineasta israelense que trabalhou com Ballal no filme “Sem Chão”, os soldados entraram na ambulância chamada por Ballal e o levaram sem fornecer qualquer explicação. “Enquanto estava ferido e sangrando, os soldados entraram na ambulância que ele havia chamado e o prenderam”, relatou Abraham.
Desde a prisão, familiares e colegas de trabalho afirmam não ter recebido informações sobre seu paradeiro ou o motivo da detenção.
Relatos de testemunhas e destruição
O ataque foi presenciado por ativistas do Centro para a Não-Violência Judaica, organização formada por judeus-americanos. Em entrevista ao jornal The Guardian, membros do grupo relataram que os colonos “começaram a atirar pedras contra os palestinos e destruíram um tanque de água perto da casa de Hamdan”.
Os ativistas também descreveram os danos causados ao carro do documentarista. “Os colonos destruíram seu carro com pedras e cortaram um dos pneus. Todas as janelas e para-brisas estavam quebrados”, disseram.
Uma gravação feita pela câmera do veículo de Ballal mostra o momento em que homens com o rosto coberto arremessam pedras em sua direção.
Oscar por documentário sobre violência israelense
Hamdan Ballal é um dos quatro diretores de “Sem Chão”, filme que retrata a destruição de comunidades palestinas em Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada. A produção conjunta entre israelenses e palestinos venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2025.
“Sem Chão” denuncia ações de desocupação e demolição realizadas pelo exército de Israel e gerou ampla repercussão internacional. No Brasil, o filme está em cartaz nos cinemas e também disponível para aluguel ou compra em plataformas digitais.
O cineasta palestino e codiretor do documentário vencedor do Oscar “No Other Land”, Hamdan Ballal (centro), foi sequestrado por “israel” após ataque de colonos judeus supremacistas no vilarejo de Susya, Cisjordânia Ocupada. Ele ficou ferido no ataque.
Ainda não temos informações… pic.twitter.com/26hJ9eRp8I
— FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil (@FepalB) March 24, 2025
The horror
This is when Hamdan Ballal, co-director of the Oscar-winning film 'No Other Land,' was arrested by the @IDF IDF after he was beaten and injured in the Palestinian 🇵🇸 village of Susya in Hebron where dozens of Israeli 🇮🇱 settlers raided houses in the village, threw… https://t.co/cziMTWxdsy pic.twitter.com/JjeMyXNsSJ
— Saad Abedine (@SaadAbedine) March 24, 2025