Ausências notáveis
A tradicional homenagem In Memoriam do Oscar, que relembra figuras do cinema falecidas no último ano, não incluiu Sérgio Mendes e Cacá Diegues. A omissão chamou atenção, especialmente pela trajetória de ambos no cenário internacional, e por ter sido o ano em que o Brasil conquistou seu primeiro prêmio da Academia, com “Ainda Estou Aqui” vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional.
O músico e compositor Sérgio Mendes morreu em 5 de setembro de 2024, aos 83 anos, em decorrência de insuficiência respiratória aguda hipoxêmica. Além de incluir suas músicas em várias trilhas sonoras, ele foi indicado ao Oscar em 2012 na categoria de Melhor Canção Original por “Real in Rio”, parceria com Carlinhos Brown para a animação “Rio”.
Legado do Cinema Novo
Outro nome ignorado foi o de Cacá Diegues, um dos principais cineastas do Cinema Novo, que morreu em 14 de fevereiro de 2025, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma cirurgia.
Embora nunca tenha sido indicado ao Oscar, Diegues teve diversos filmes exibidos no Festival de Cannes e conquistou reconhecimento internacional com obras como “Bye Bye Brasil” e “Chuvas de Verão”.