NewJeans perde ação contra gravadora e anuncia hiato por tempo indeterminado

NewJeans perde ação contra gravadora e anuncia hiato por tempo indeterminado

Grupo de K-pop não conseguiu se desligar da Ador e agora está proibido de atuar com outro nome até nova decisão da Justiça

Instagram/NewJeans

Derrota na Justiça

A Justiça da Coreia do Sul negou o pedido das cinco integrantes do NewJeans para rompimento do contrato com a gravadora Ador, subsidiária da Hybe, sob alegações de maus-tratos e bullying. A corte concluiu que não havia provas suficientes que sustentassem as acusações feitas pelo grupo.

O processo foi movido após o afastamento de Min Heejin do cargo de diretora-geral da Ador. Responsável pela criação do NewJeans, ela foi criticada internamente por se posicionar contra a estreia do grupo ILLIT, considerado semelhante demais ao NewJeans. A tensão entre as partes se agravou com manifestações públicas de apoio das integrantes à ex-diretora e a criação do projeto paralelo NJZ.

A crise também provocou embates entre os fãs de diferentes artistas da Hybe. Os “bunnies”, como são conhecidos os seguidores do NewJeans, passaram a entrar em confronto com admiradores de outros grupos da gravadora, como Le Sserafim, BTS e o próprio ILLIT, visto por parte do público como uma tentativa de substituição do NewJeans. As disputas se intensificaram nas redes sociais após o afastamento de Min Heejin e o início da batalha legal.

Restrição às atividades

Em resposta à decisão judicial, a Ador acusou o grupo de quebrar cláusulas contratuais ao tentar negociar contratos de forma independente. A empresa entrou com uma liminar que impede as cantoras de lançar músicas ou se apresentar fora da estrutura do NewJeans ou da Ador. Caso descumpram a medida, estarão sujeitas a multas.

As artistas divulgaram uma longa mensagem no Instagram para esclarecer a situação aos fãs e anunciaram que pretendem recorrer da decisão. Enquanto isso, seguem proibidas de manter atividades sob o nome NJZ, que tinham adotado como alternativa para relançar suas carreiras, ou mesmo apresentar canções fora do repertório oficial do grupo. Isto é, não podem cantar as músicas novas que pretendiam lançar como NJZ.

Hiato por tempo indeterminado

Por conta disso, as integrantes anunciaram um hiato por tempo indefinido logo após o evento ComplexCon, realizado em Hong Kong no fim de semana. Durante o show, elas se apresentaram como NJZ e cantaram a faixa inédita “Pit Stop”, o que pode agravar a situação contratual, uma vez que a Justiça já havia imposto restrições às atividades externas ao NewJeans.