Reações no México
A vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 como Melhor Filme Internacional não foi comemorada apenas no Brasil. No México, o resultado gerou entusiasmo entre aqueles que criticaram “Emilia Pérez”, produção passada no país e falada em espanhol, mas que representou a França na premiação. O filme de Jacques Audiard foi rodado na França com atores americanos e espanhóis, e retratou um México cheio de estereótipos, o que reforçou o descontentamento e a sensação de desrespeito.
O influenciador, ator e comediante mexicano Javier Ibarreche, conhecido por comentar sobre filmes e séries nas redes sociais, celebrou a vitória do Brasil em uma publicação para seus mais de 1,3 milhão de seguidores. “Ganhou o Brasil! Ganhou o cinema”, escreveu. O post recebeu curtida de Paulina Gomez Fernandez, filha de Roberto Gomez Bolaños, criador e intérprete do Chaves, série de grande popularidade no Brasil.
Comemoração na TV mexicana
Nos estúdios de televisão do México, a conquista do Brasil também foi motivo de celebração. Um brasileiro compartilhou no X (antigo Twitter) um vídeo do momento em que “Ainda Estou Aqui” foi anunciado vencedor, mostrando os apresentadores da TV Azteca comemorando o resultado. “A união latino-americana”, escreveu.
A reação calorosa se intensificou pelo fato de “Emilia Pérez” ser apontado como favorito na categoria.
Críticas a “Emilia Pérez”
Desde seu lançamento, “Emilia Pérez” gerou controvérsias entre o público mexicano. A principal crítica recai sobre a maneira como retrata o país, reforçando estereótipos negativos relacionados à violência dos cartéis de drogas.
Além disso, a ausência de representatividade na produção foi outro fator de insatisfação. A escolha de atores não mexicanos para papéis centrais, incluindo Selena Gomez, que teve sua pronúncia em espanhol criticada, gerou descontentamento.
A diretora de elenco Carla Hool revelou que o plano inicial era escalar atrizes mexicanas para os três papéis principais, mas a produção expandiu sua busca para outros países após não encontrar as profissionais desejadas no México. A decisão foi considerada um menosprezo ao talento local.
A recepção negativa ao filme impulsionou a comemoração da vitória de “Ainda Estou Aqui”, que, para muitos mexicanos, representou um reconhecimento mais autêntico da cinematografia latino-americana no Oscar.