
Instagram/Luiz Inácio Lula da Silva
Lula parabeniza Walter Salles por Oscar de “Ainda Estou Aqui”
Presidente ligou para o cineasta e destacou a importância da conquista histórica para o cinema brasileiro
Reconhecimento presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para o diretor Walter Salles na noite de terça-feira (4/3) para felicitá-lo pela vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. O cineasta se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a estatueta na premiação.
A conversa foi divulgada nas redes sociais do presidente. Lula exaltou a conquista do cineasta e afirmou que o filme resgatou um capítulo essencial da história do Brasil. “Acho que você já fez outras coisas muito importantes. Mas, dessa vez, você conseguiu lavar a alma do povo brasileiro, do cinema brasileiro, e recuperar de uma forma muito, mas muito importante, a história do Rubens Paiva”, declarou.
Resposta do cineasta
Salles agradeceu e disse se sentir “honrado” com as palavras do presidente. Ele também destacou a importância das atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro na produção.
O filme e sua trajetória
“Ainda Estou Aqui” venceu concorrentes como “Emilia Pérez” (França), “Flow” (Letônia), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca). O longa retrata a história de Eunice Paiva, que enfrentou a brutalidade da ditadura militar após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, em 1971. O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, um dos filhos do casal.
Nesta terça-feira de Carnaval, @JanjaLula e eu telefonamos para parabenizar nosso querido Walter Salles pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, com o primoroso e necessário “Ainda Estou Aqui".
Walter, Fernandas, Selton e toda equipe, com sensibilidade e profissionalismo,… pic.twitter.com/Z1AzC0ePtw
— Lula (@LulaOficial) March 5, 2025