Reconhecimento do cinema brasileiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou na madrugada desta segunda-feira (3/2) a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar. O filme dirigido por Walter Salles recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o impacto da obra. “Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia”, afirmou.
O presidente contou que assistiu à premiação ao vivo ao lado da primeira-dama Janja da Silva. Ele parabenizou os envolvidos na produção. “O Oscar de Melhor Filme Internacional para ‘Ainda Estou Aqui’ é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns!”
Manifestação de Dilma Rousseff
A ex-presidente Dilma Rousseff também comemorou a conquista e ressaltou o valor do filme na defesa da democracia. “Nossa emoção é ainda maior porque a premiação celebra uma obra que presta tributo à civilização, à humanidade e aos brasileiros que sofreram com a extinção das liberdades democráticas, lutando contra a ditadura militar”, escreveu.
Dilma mencionou a Comissão Nacional da Verdade, criada durante seu governo para investigar crimes cometidos no período militar. “Trata-se de uma vitória internacional histórica, que honra a todos os que se foram, assim como reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo. Meus aplausos a todos que tornaram esse filme possível.”
Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo.
O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o… pic.twitter.com/Boi8KQzwxJ
— Lula (@LulaOficial) March 3, 2025
O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é um reconhecimento da força da cultura brasileira. Uma homenagem merecida ao nosso cinema, ao diretor Walter Salles, às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ao ator Selton Mello e a toda a equipe do filme.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 3, 2025
Trata-se de uma vitória internacional histórica, que honra a todos os que se foram, assim como reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo.
Meus aplausos a todos que tornaram esse filme possível.#AindaEstouAqui#Oscars#Oscar2025
— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 3, 2025