Protagonismo e produção
Lizzo vai interpretar a cantora Sister Rosetta Tharpe em “Rosetta”, cinebiografia em desenvolvimento pela Amazon MGM Studios. A trama inspirada em eventos reais acompanhará um momento decisivo da trajetória de Tharpe, marcada por inovações musicais, conflitos pessoais e um histórico show realizado em um estádio, destacando o impacto da artista gospel ao romper barreiras sonoras com sua guitarra e ocultar uma relação amorosa com outra mulher.
Pioneira do rock
Considerada uma figura fundamental para o nascimento do rock, Sister Rosetta Tharpe começou a se apresentar ainda na infância, nos anos 1920, em igrejas dos Estados Unidos. Ela ganhou projeção nacional nos anos 1930 e se destacou nas décadas seguintes ao combinar espiritualidade, improvisação e distorção elétrica em suas apresentações.
Com sua guitarra e performances enérgicas, Tharpe foi a primeira artista gospel a alcançar o sucesso comercial junto ao público do rhythm and blues e, posteriormente, do rock’n’roll. Sua ousadia a tornou uma das precursoras do rock, com shows e gravações que influenciaram diretamente Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Johnny Cash e Bob Dylan, antecipando transformações profundas na música popular do século 20. Não por acaso, ficou conhecida como “Madrinha do Rock”.
Roteiro e bastidores
O roteiro é assinado por Natalie Chaidez (“The Flight Attendant”) e Kwynn Perry (do podcast “The Burned Photo”). A produção está a cargo da Significant Productions, empresa do ator Forest Whitaker, conhecida por revelar talentos como os cineastas Ryan Coogler e Chloé Zhao, de quem produziu os primeiros filmes, respectivamente “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013) e “Songs My Brothers Taught Me” (2015).
Carreira e conquistas de Lizzo
Lizzo é vencedora de quatro prêmios Grammy e também acumula um Emmy com o reality show “Lizzo Procura por Mulheres Grandes”, produzido pela Amazon MGM Studios. Em 2023, tornou-se a primeira mulher negra desde 1994 a vencer o Grammy de Gravação do Ano com “About Damn Time”. Seu hit “Truth Hurts”, que permaneceu sete semanas no topo da Billboard Hot 100, tornou-se o maior sucesso solo de uma artista negra desde “Diamonds”, de Rihanna, em 2012.
Ela já atuou no cinema no filme “As Golpistas” (“Hustlers”), com Constance Wu, Jennifer Lopez e Cardi B, e voltou recentemente a lançar músicas novas com os singles “Still Bad” e “Love In Real Life”, faixa que dá título ao seu quinto álbum de estúdio, previsto para ainda este ano.