
Divulgação/Globo - Paulo Belote
Fernanda Montenegro anuncia aposentadoria do cinema
Atriz de 95 anos seguirá no teatro e fará sua despedida das telonas com "Velhos Bandidos"
Anúncio foi feito na pré-estreia do novo filme
Fernanda Montenegro confirmou sua aposentadoria do cinema nesta quarta-feira (12/3) durante a pré-estreia de “Vitória”. Aos 95 anos, a atriz destacou que este será um de seus últimos trabalhos nas telonas, mas garantiu que continuará nos palcos.
“Quis o acaso, e o acaso tem sempre a última palavra, como diz a Simone de Beauvoir, que o último drama que eu faço é com o meu genro [Andrucha Waddington], e a última comédia é com meu filho [Cláudio Torres]”, afirmou Fernanda em entrevista ao Canal Brasil.
Últimos filmes da carreira
“Vitória” estreou nos cinemas nesta quinta-feira (13/3) e é baseado em uma história real. No longa, Fernanda interpreta uma aposentada que desmonta uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos ao gravar suas ações da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro.
Inspirada em Joana da Paz (1925-2023), a personagem enfrenta ameaças e busca melhorias para a comunidade onde vive. Com a ajuda de um jornalista, persiste até conseguir chamar a atenção das autoridades.
O último filme de sua carreira será “Velhos Bandidos”, dirigido por Cláudio Torres. O longa já foi rodado e tem previsão de estreia para 9 de outubro.
Teatro segue como prioridade
Apesar de deixar o cinema, Fernanda não pretende se afastar dos palcos. Em 2022, tornou-se “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, recentemente, participou de um recital da instituição.
“Já está bom. Está assim, sublime”, declarou a atriz, que foi indicada ao Oscar por “Central do Brasil” (1998).