Recepção inicial e notas da crítica
“Demolidor: Renascido” teve seu embargo de críticas suspenso na noite de quarta (4/3), momento em que os dois primeiros episódios chegaram ao Disney+. O índice no Rotten Tomatoes foi imeditamente divulgado e marca 83% de aprovação com base em 58 avaliações.
Embora o número ainda possa oscilar conforme novos episódios forem lançados, o site já emitiu seu selo de aprovação, “Certified Fresh”.
Para efeito de comparação, a 1ª temporada de “Demolidor”, da Netflix, alcançou 99% no Rotten Tomatoes. A 2ª temporada registrou 81%, enquanto a 3ª, considerada por muitos a melhor fase da série, obteve 97%.
Diferença entre crítica e público
No Pipocômetro, índice baseado na avaliação do público, “Demolidor: Renascido” recebeu 95% de aprovação. Muitos críticos apontam um desgaste com o gênero de super-heróis, mas os fãs parecem satisfeitos com a abordagem da série.
As reações nas redes sociais foram amplamente positivas tanto para os episódios iniciais quanto para os sete episódios restantes, que foram enviados para alguns veículos especializados. Apesar disso, existe uma diferença entre o entusiasmo manifestado online e as análises formais publicadas. Ainda assim, algumas críticas foram bastante superlativas, especialmente de publicações voltadas ao universo geek.
Opiniões da imprensa
O Comic Book Movie classificou “Demolidor: Renascido” como “uma obra-prima de proporções épicas”, destacando que a trama “coloca os heróis de rua no centro da ação e promete mudar o MCU para sempre”. O CBR chamou a série de “impecável do início ao fim”, e o IGN afirmou que ela mantém “a mesma fórmula de sucesso da Netflix”.
A revista Variety descreveu a série como “um exemplo impressionante do que significa revisitar um herói conhecido e dar-lhe novas razões para lutar por justiça”, enquanto o Deadline destacou a importância do retorno do personagem: “Depois de anos de participações esporádicas, o Homem Sem Medo finalmente está de volta, e o timing do Disney+ não poderia ser melhor”. Já a TV Guide avaliou a produção como superior ao derivado do Batman, “Pinguim”.
No Reino Unido, o jornal The Telegraph foi além ao afirmar que “a Marvel nunca pareceu tão visionária”, enquanto a revista Radio Times descreveu a produção como “um retorno sangrento e digno à Cozinha do Inferno”.
Críticas negativas e desafios
Apesar da recepção positiva, algumas críticas apontam problemas na abordagem da série. A revista Rolling Stone classificou “Demolidor: Renascido” como “um produto de duas visões concorrentes”, enquanto o jornal USA Today afirmou que “muito da série parece algo que já vimos antes”. Com palavras diferentes para dizer o mesmo, The Hollywood Reporter destacou que “a fidelidade à fórmula que torna ‘Renascido’ tão satisfatório em seus melhores momentos também o mantém preso ao passado”.
A principal reclamação parece ser a semelhança da nova produção com a versão da Netflix, o que era justamente um dos pontos mais desejados pelos fãs. Esse aspecto, por sinal, foi um dos motivos para a reformulação criativa do projeto no ano passado, quando toda a equipe criativa foi substituída em meio às gravações.
Disponibilidade no Disney+
Os dois primeiros episódios de “Demolidor: Renascido” já estão disponíveis no Disney+.