Vitória e despedida histórica
A Beija-Flor conquistou seu 15º título no Carnaval do Rio de Janeiro, tornando-se campeã do desfile de 2025. A vitória foi marcada pela despedida de Neguinho da Beija-Flor, que se aposentou dos vocais da escola após mais de cinco décadas. A agremiação de Nilópolis liderou a apuração desde o início, em uma disputa acirrada com Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense.
A escola apresentou um enredo em homenagem a Laíla, diretor de Carnaval que esteve à frente de 13 dos 15 títulos da Beija-Flor e morreu em 2021 vítima da covid. O desfile revisitou a infância do carnavalesco, sua relação com os orixás e seu legado na escola. Toda a família de Laíla esteve presente no desfile.
Neguinho se emociona após título
Neguinho da Beija-Flor já havia previsto que retornaria ao Desfile das Campeãs no sábado. Após a confirmação do título, ele foi entrevistado pela Globo e se emocionou ao falar sobre a vitória e sua despedida. Em meio à comoção e à aglomeração da imprensa, o intérprete sentiu um mal-estar, precisando de um breve descanso antes de retomar a conversa.
“Estou bem, sim. Estou bem. Já passou”, disse ele, chorando. Em seguida, dedicou o título a Laíla: “Alô, comunidade! Vamos comemorar, vamos comemorar. Encerrei com chave de ouro. Eu não imaginava [vencer], estava muito difícil. Mas fizemos um excelente Carnaval. Laíla mereceu, ele está lá de cima vendo tudo. Minha festa, vamos festejar! Vocês merecem. A comunidade merece!”
Sucessão no carro de som
Após mais de 50 anos, Neguinho da Beija-Flor anunciou que deixará o carro de som da escola. Um concurso será realizado nas próximas semanas para definir seu sucessor. Apesar da aposentadoria dos vocais, ele deixou claro que seguirá envolvido com o Carnaval e com a Beija-Flor, mas de uma nova forma.