Fim da exibição nas salas
A Sony, distribuidora do longa “Ainda Estou Aqui”, notificou os cinemas brasileiros que a produção dirigida por Walter Salles precisará sair de cartaz a partir desta quarta-feira (2/4), por exigência da plataforma Globoplay, onde o título será lançado em breve.
A decisão foi comunicada por e-mail a exibidores, e a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, teve acesso a uma das mensagens trocadas entre um representante da distribuidora e o responsável por um tradicional cinema de São Paulo. Na mensagem, o profissional da Sony afirma que o longa, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, não poderá mais ser exibido nas telonas devido à estreia na plataforma de streaming da Globo.
Reação de exibidores
O responsável pelo cinema, que pediu anonimato, afirmou que a medida causou surpresa, por não ser uma prática recorrente. Ele citou como exemplo o caso recente do filme “Substância”, estrelado por Demi Moore, que permaneceu em exibição mesmo após ser disponibilizado no streaming.
Ainda na troca de mensagens, o dono do espaço tentou manter o filme em cartaz, mas recebeu uma resposta negativa por parte da distribuidora.
Posição oficial da distribuidora
Procurada pela Folha, a Sony não mencionou a Globoplay como motivo da retirada. Em nota enviada à coluna, informou apenas que “Ainda Estou Aqui” é uma produção original Globoplay, com distribuição da Sony, e que teve “uma trajetória linda, longa e exclusiva nos cinemas, com mais de 20 semanas em cartaz”.
“Em sua 21ª semana, com mais de 5,8 milhões de pessoas que já assistiram ao filme, é natural a tendência de queda da presença de público nos cinemas”, acrescentou o comunicado.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.