Nova abordagem expande universo do filme
O terror clássico “Fenômeno” (Phenomena), dirigido por Dario Argento em 1985, vai virar série. A produtora italiana do filme original, Titanus, busca parceiros internacionais para desenvolver “Phenomena – The Series”, que será apresentada no Series Mania como parte das Co-Pro Pitching Sessions.
Os roteiristas Nicola Guaglianone (“A lenda da Befana”) e Menotti (“Zero”) comandam a adaptação, que reinventa a história com uma abordagem voltada ao público jovem. O longa foi lançado nos Estados Unidos com cortes significativos sob o título “Creepers”.
A trama de 1985 acompanhava Jennifer Corvino, uma estudante americana em uma academia de esgrima nos Alpes Dolomitas, que possui um vínculo psíquico com insetos. Além de enfrentar a adaptação ao novo ambiente, ela se vê envolvida em uma série de assassinatos brutais e precisa usar suas habilidades para deter o assassino e proteger seus colegas. A atriz americana Jennifer Connelly (“O Expresso do Amanhã”), então adolescente, interpretou o papel principal.
O projeto da série começou como uma ideia para um filme sequência de “Fenômeno”, mas, durante o desenvolvimento, os roteiristas decidiram transformá-lo em uma série de TV. Em vez de apenas continuar a história original em um único longa-metragem, a adaptação ampliará o universo do filme com uma abordagem seriada, permitindo um aprofundamento maior dos personagens e da trama.
Simone Gandolfo, chefe de produção, destacou a intenção de equilibrar o tom sinistro do filme original com uma estética moderna. “Reimaginamos o mundo visionário do icônico filme de Dario Argento, trazendo-o à vida com um toque renovado que mistura a atmosfera sombria com uma estética pop”, afirmou à Variety. “Com o trabalho dos talentosos roteiristas Nicola Guaglianone e Menotti, nosso objetivo é criar uma série envolvente, com um visual ousado e inovador, que homenageia o original, mas conversa com uma nova geração.”
Titanus aposta em produções ambiciosas
Fundada em 1904, a Titanus S.p.A. é uma das mais antigas companhias cinematográficas da Itália e mantém um catálogo com mais de 400 títulos. Em 2021, lançou a divisão Titanus Production, focada em novos projetos e adaptações de sua extensa biblioteca.