
Divulgação/Pathé
Selena Gomez comenta polêmica de “Emília Pérez”: “Parte da magia desapareceu”
Atriz falou sobre as controvérsias envolvendo Karla Sofía Gascón durante homenagem no Festival de Cinema de Santa Bárbara
Fim do encantamento
Selena Gomez abordou as polêmicas em torno de “Emília Pérez” durante um evento no Festival de Cinema de Santa Bárbara neste domingo (9/2). Homenageada na ocasião, a atriz lamentou as controvérsias envolvendo o filme e a atriz Karla Sofía Gascón, e destacou seu orgulho pelo trabalho realizado.
“Parte da magia desapareceu. Mas escolho continuar orgulhosa do que fiz e sou grata. Vivo sem arrependimentos e faria esse filme várias vezes se pudesse”, declarou no painel de homenageados do festival.
A atriz ressaltou ainda que a experiência no longa foi significativa para sua carreira, independentemente das questões externas. “Só de ter alguém vendo algo em mim além do óbvio foi uma experiência tão especial. O diretor realmente confiou em mim, e fiquei muito grata porque consegui mostrar às pessoas que sou capaz de fazer mais. Espero que este seja apenas o começo para mim neste campo.”
Repercussão no elenco e equipe
Gomez foi a terceira integrante do filme a comentar a controvérsia envolvendo Karla Sofía Gascón, protagonista do longa. A polêmica surgiu após a descoberta de publicações antigas da atriz, classificadas como racistas e xenofóbicas, o que levou ao seu afastamento da campanha do Oscar.
A primeira a se pronunciar foi Zoe Saldaña, vencedora do Globo de Ouro e do Critics Choice por seu papel em “Emília Pérez” e cotada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. “Estou triste. Esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu. Também estou decepcionada. Não posso falar pelas ações de outras pessoas. Tudo o que posso atestar é minha experiência, e nunca em um milhão de anos eu acreditei que estaríamos aqui”, afirmou em entrevista à Variety.
O diretor Jacques Audiard adotou um tom mais crítico ao falar sobre Gascón. Em entrevista ao Deadline, expressou sua frustração com a situação e revelou não querer contato com a atriz desde a exposição das mensagens. “É muito difícil para mim pensar no trabalho que fiz com Karla Sofía. A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tivemos no set que foi de fato baseada na confiança. E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente você lê algo que aquela pessoa disse, coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas, é claro que esse relacionamento é afetado. É como se você caísse em um buraco. Porque o que Karla Sofía disse é indesculpável.”
Posição de Jacques Audiard
Audiard reforçou que não pretende se comunicar com Gascón após o ocorrido, porque ela tentou assumir o papel de vítima de uma campanha de ódio e dado entrevistas contrariando a orientação da produção. “Não falei com ela e não quero falar. Ela está em uma abordagem autodestrutiva na qual não posso interferir, e realmente não entendo por que ela continua. Por que ela está se machucando? Por quê? Eu não entendo, e o que também não entendo sobre isso é por que ela está prejudicando pessoas que eram muito próximas dela. Estou pensando em como ela está machucando os outros, em como ela está machucando a equipe e todas essas pessoas que trabalharam tão duro neste filme. Estou pensando em mim mesmo, estou pensando em Zoe Saldaña e Selena Gomez. Só não entendo por que ela continua nos prejudicando.”
Após as declarações do diretor, Gascón publicou um comunicado em sua conta no Instagram afirmando que compreendia as críticas e que, dali em diante, se afastaria da campanha do Oscar e manteria silêncio sobre o assunto. Entretanto, a Netflix já a tinha cortada do orçamento de viagens para entrevistas e premiações.
"Some of the magic has disappeared but I chose to continue being proud of what I've done, I'm just grateful, I would do this movie again if I could "
— Selena Gomez
pic.twitter.com/Z8NgZZpIih— Selena Gomez Updates (@SGchartupdate) February 10, 2025