Netflix avalia monitoramento de redes sociais de atores após polêmica com Karla Sofia Gascón

Netflix avalia monitoramento de redes sociais de atores após polêmica com Karla Sofia Gascón

Diretora de conteúdo da plataforma afirma que o caso gerou questionamentos internos

Unsplash/Dima Solomin

Discussão interna sobre o caso

A diretora de conteúdo da Netflix, Bela Bajaria, comentou a repercussão da polêmica envolvendo Karla Sofia Gascón e a campanha de divulgação de “Emilia Pérez”. Em entrevista ao The Town Podcast, comandado pelo jornalista Matt Belloni, a executiva afirmou que o caso levou a empresa a reavaliar se deveria monitorar as postagens de seus talentos nas redes sociais.

“Será que isso será uma prática padrão daqui em diante? Acho que o time fez um trabalho incrível na campanha [de ‘Emilia Pérez’] e acredito que este caso esteja levantando perguntas e fazendo muitas pessoas repensarem”, declarou Bajaria.

Desafios na implementação da medida

Embora reconheça o impacto da situação, Bajaria destacou que verificar as redes sociais de todos os envolvidos nas produções da plataforma é um desafio complexo. Segundo ela, essa não é uma prática comum em Hollywood e exigiria um controle amplo sobre postagens de artistas ao redor do mundo.

“Acredito que todos nós estamos falando sobre isso. Mas você também precisa pensar, nós vamos realmente olhar as redes sociais de milhares de pessoas ao redor do mundo, todos os dias, da montanha de filmes e séries originais que licenciamos e coproduzimos?”, questionou.

A executiva enfatizou que há questões delicadas envolvidas, especialmente no que diz respeito à privacidade dos artistas. “São os perfis particulares dessas pessoas. Mas [a situação] com certeza traz questionamentos. Como deve ser esse processo?”

Impacto na campanha do Oscar

Com 13 indicações ao Oscar, “Emilia Pérez” enfrenta dificuldades desde que postagens antigas de Gascón, com conteúdo racista e islamofóbico, começaram a repercutir negativamente. No início do mês, a atriz anunciou seu afastamento das ações promocionais do filme até a cerimônia do Oscar, marcada para 2 de março. Desde então, ela não compareceu a eventos como o Critics’ Choice Awards, o PGA Awards e o Goya, além de estar ausente da lista de convidados do BAFTA Film Awards, que acontece neste domingo (16/2).

Bajaria lamentou que a controvérsia tenha desviado o foco do filme dirigido por Jacques Audiard e de outras integrantes do elenco, como Zoe Saldaña e Selena Gomez. “É uma pena para uma centena de pessoas incríveis que fizeram um filme maravilhoso. Se você olhar para as indicações e todos os prêmios que o filme já recebeu, [o caso] desviou o olhar de tudo isso, sequestrou a conversa desse filme incrível.”