Confirmação da morte
A atriz Michelle Trachtenberg, que era conhecida por papéis de destaque nas séries “Buffy: A Caça-Vampiros” e “Gossip Girl”, morreu nesta quarta-feira (26/2) em Nova York aos 39 anos. “A família pede privacidade neste momento de luto. Não há mais detalhes no momento”, disse seu representante em nota à imprensa.
O Departamento de Polícia de Nova York foi procurado para esclarecimentos, mas ainda não divulgou informações sobre o caso.
Infância e início da carreira
Nascida em Nova York, Trachtenberg era filha de imigrantes judeus. Em uma entrevista de rádio em 2005, afirmou ser fluente em russo, idioma que aprendeu com sua mãe, nascida na Rússia, e que usava para se comunicar com os avós.
Sua estreia na televisão aconteceu aos 6 anos de idade, em um episódio de “Law & Order” exibido em 1991. Depois, trabalhou em produções infantis da Nickelodeon, incluindo “Clarissa Sabe Tudo” e “As Aventuras de Pete & Pete”. Aos 10 anos, protagonizou sua primeira série, “Harriet, a Espiã” (1996), atuando ao lado de Rosie O’Donnell e Eartha Kitt.
Ascensão na TV
Com a carreira em crescimento, Trachtenberg se mudou para Los Angeles aos 12 anos. Em 1997, estrelou a série “Meego”, antes de aparecer em filmes como “Inspetor Bugiganga” e “Can’t Be Heaven”.
O grande reconhecimento veio em 2000, quando foi escalada para interpretar Dawn Summers, irmã da protagonista Buffy (Sarah Michelle Gellar), em “Buffy: A Caça-Vampiros”. A personagem apareceu na 5ª temporada e permaneceu na série até seu encerramento, em 2003.
“Havia mantido contato com Sarah ao longo dos anos e sempre quis participar de ‘Buffy'”, disse em entrevista à BBC. “Quando surgiu a oportunidade, ela foi muito apoiadora.”
Projetos no cinema e na TV
Após “Buffy”, Trachtenberg estrelou a comédia “EuroTrip” (2004) e participou do drama independente “Mistérios da Carne” (2004), de Gregg Araki, dois filmes que marcaram época e mostraram sua transição para conteúdo adulto. Entretanto, manteve os laços com o público juvenil no sucesso da Disney “Sonhos no Gelo” (2005), em que sonhava virar a rainha do gelo – isto é, uma campeã de patinação.
Ela seguiu alternando gêneros, estrelando o terror “Natal Negro” (2006) e a comédia juvenil “17 Outra Vez” (2009), ao lado de Zac Efron.
Em 2008, entrou para o elenco de “Gossip Girl” como a manipuladora Georgina Sparks, sua primeira vilã, que caiu nas graças do público. Em 2021, reprisou o papel na versão do HBO Max, que acabou sendo seu último trabalho na TV. “É muito divertido interpretar uma vilã”, declarou à revista Seventeen. “Nunca entendi por que alguns atores não gostam de fazer personagens malvados.”
Michelle também estrelou a comédia “Uma Noite Mais Que Louca” (2011) e séries como “A Sete Palmos”, “Mercy”, “Amor aos Pedaços”, “Sleepy Hollow”, “Mentes Criminosas” e “NCIS: Los Angeles”.
Vida pessoal e enfrentamento ao bullying
A atriz revelou em entrevistas que sofreu bullying na escola. “As meninas eram cruéis comigo, e os meninos não me chamavam para sair”, contou à Seventeen. Anos depois, publicou um relato mais detalhado em seu Instagram. “Tenho cicatrizes de ser jogada escada abaixo e ter sido arremessada de cabeça contra armários”, escreveu. “Não deixá-los vencer já é uma vitória.”
Nos últimos meses, voltou a rebater críticas online sobre sua aparência. “Este é o meu rosto. Não há problemas de saúde, não há desnutrição”, afirmou em uma publicação. “Por que precisam odiar?”
A atriz permaneceu ativa nas redes sociais até poucos dias antes de sua morte, compartilhando fotos de momentos de sua carreira.