Kevyn Major Howard, de “Nascido para Matar”, morre aos 69 anos

Kevyn Major Howard, de “Nascido para Matar”, morre aos 69 anos

Ator interpretou Rafterman no clássico de Stanley Kubrick e trabalhou ao lado de Clint Eastwood e Frank Sinatra

Divulgação/Warner Bros

Problemas respiratórios agravaram estado de saúde

Kevyn Major Howard morreu na sexta-feira passada (7/2), aos 69 anos, em um hospital de Las Vegas. A informação foi confirmada por sua família ao site TMZ. A causa da morte não foi divulgada, mas ele estava internado há semanas devido a problemas respiratórios.

A família solicitou que, em vez de flores, doações fossem feitas à organização Fueled by the Fallen, instituição sem fins lucrativos criada pelo ator e voltada ao apoio de veteranos de guerra e socorristas que necessitam de assistência.

Trajetória no cinema e na TV

Howard nasceu em 27 de janeiro de 1956, em Montreal, no Canadá, e se mudou para Los Angeles para seguir carreira no entretenimento. Ele iniciou sua trajetória na televisão com uma participação em “CHiPs” (1981) e, no ano seguinte, atuou no filme “Desejo de Matar 2” (1982), estrelado por Charles Bronson.

Durante os anos 1980, fez participações em séries populares como “Carro Comando” (T.J. Hooker), “Cagney & Lacey”, “Esquadrão Classe A” (The A Team), “MacGyver – Profissão: Perigo”, “Magnum” e “Miami Vice”. A transição para o cinema veio com uma aparição não creditada em “Scarface” (1983) com Al Pacino.

No mesmo ano, começou a chamar atenção ao contracenar com Clint Eastwood em “Impacto Fulminante” (1983). Howard interpretou um dos criminosos que fazem parte da gangue responsável por uma série de estupros e assassinatos, evento central da trama. A personagem de Sondra Locke busca vingança contra os responsáveis pelos crimes, levando o detetive Harry Callahan, mais conhecido como Dirty Harry, a ir atrás dos criminosos. Além de viver o protagonista, Eastwood também dirigiu o filme.

“Nascido para Matar” e relação com Matthew Modine

O papel mais marcante de Howard foi o do fotógrafo de guerra Rafterman em “Nascido para Matar” (1987), dirigido por Stanley Kubrick. Em uma entrevista de 2007, Howard revelou como foi escolhido para o papel. “O Sr. Kubrick enviou uma carta pessoal para minha agência. Ele mencionou que tinha notado meu trabalho em três filmes diferentes: ‘Scared Straight! Another Story’, ‘Impacto Fulminante’ e ‘Desejo de Matar 2’. A carta dizia que, se eu estivesse interessado em trabalhar com ele em ‘Nascido para Matar’, bastaria responder com um ‘sim’.”

No filme, ele atuou ao lado de Matthew Modine, que interpretou o protagonista, Private Joker. Os dois permaneceram amigos ao longo das décadas, e Modine chegou a ser informado da morte de Howard antes do anúncio oficial. Segundo a família, os atores conversaram por telefone dias antes do falecimento.

O ator também atuou em “Missão Alien” (1988) e “A Festa da Guerra” (1988), antes de abandonar a profissão.

Destaque na fotografia e trabalho filantrópico

Depois de se afastar da atuação, Howard se tornou um dos principais fotógrafos de retratos de Hollywood, sendo apelidado de “Rei dos Retratos” pelo documentário da BBC ‘The Human Face’.

Além disso, criou a Fueled by the Fallen, organização dedicada a oferecer apoio financeiro a veteranos de guerra e profissionais de emergência. “Eles não serão esquecidos. Agora peço ao povo americano que participe desse ato de gratidão aos nossos heróis. A melhor forma que encontrei foi oferecer o que eles mais precisam em troca: suporte financeiro para que suas vidas sejam um pouco mais completas”, declarou Howard.