
Instagram/Karla Sofía Gascón
Karla Sofía Gascón não é convidada para os Prêmios Goya apesar de indicação ao Oscar
A protagonista de "Emilia Pérez" ficará de fora da cerimônia deste sábado, em meio às descoberta de posts racistas em suas redes sociais
Ausência nos Prêmios Goya
Karla Sofía Gascón, protagonista de “Emilia Pérez”, não será convidada para a cerimônia dos Prêmios Goya, o “Oscar espanhol”, que acontece neste sábado (8/2) em Granada, na Espanha. A decisão partiu do produtor do filme, conforme revelou o jornalista Álex Álvarez no programa “TardeAR”, da emissora espanhola Telecinco.
“Conversamos com pessoas da organização e quando perguntamos o porquê, nos disseram que é o produtor do filme quem decide quem convidar. Neste caso, o produtor não a convidou”, afirmou Álvarez.
Estratégia de distanciamento da Netflix
A ausência de Gascón na premiação espanhola ocorre enquanto a Netflix, responsável pela distribuição de “Emilia Pérez”, opta por afastá-la da campanha de divulgação do filme. O site The Hollywood Reporter noticiou na terça-feira (4/2) que a empresa tomou essa decisão em razão das polêmicas recentes envolvendo a atriz, para preservar o filme a menos de um mês do Oscar.
Impacto na campanha do Oscar
A controvérsia sobre antigas postagens racistas e islamofóbicas no Twitter/X, que vieram à tona nos últimos dias, tem afetado a campanha de “Emilia Pérez” para o Oscar, onde o filme recebeu 13 indicações, incluindo Melhor Atriz para Gascón, Melhor Diretor para Audiard, Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña e Melhor Filme Internacional.
Em meio às críticas pelos posts controvertidos, ela concedeu uma entrevista de uma hora à CNN en Español e se recusou a retirar sua candidatura da premiação da Academia. A entrevista foi feita à revelia das orientações da Netflix, e serviu para ela diluir seu pedido de desculpas, buscando se colocar no papel de vítima de uma campanha de ódio. Pela atitude contrária ao planejamento de contenção da Netflix, a plataforma cortou a ajuda financeira para a atriz espanhola viajar aos Estados Unidos e participar de premiações como o Critics Choice, SAG Awards e o Oscar 2025.
Presença do cinema latino nos Goya
Nos Prêmios Goya, “Emilia Pérez” concorre na categoria de Melhor Filme Europeu. O Brasil também está representado na premiação com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, indicado a Melhor Filme Ibero-americano.