Presença confirmada em Los Angeles
Karla Sofía Gascón estará no Oscar 2025, que acontece no domingo (2/3) em Los Angeles. A Netflix, responsável pela distribuição de “Emilia Pérez” nos Estados Unidos, decidiu arcar com os custos da viagem da atriz, após semanas de incerteza causadas pelo resgate de postagens antigas com declarações polêmicas.
Fontes ouvidas pela revista Variety afirmam que detalhes da presença de Gascón ainda estão sendo definidos. Não há confirmação sobre sua participação no tapete vermelho ou em entrevistas à imprensa.
Exclusão das premiações da temporada
A atriz ficou de fora de diversas cerimônias importantes da temporada, incluindo Critics Choice Awards, Goya Awards, BAFTA e SAG Awards. No entanto, deve comparecer ao César, o prêmio do cinema francês, que será realizado na sexta-feira (28/2).
O afastamento de Gascón dos eventos ocorreu após a repercussão de tuítes antigos, nos quais fazia comentários contra muçulmanos, o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e a diversidade no Oscar. Em uma publicação de 2021, ao comentar a cerimônia daquele ano, a atriz escreveu: “Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto, eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”.
Indicação histórica
Gascón faz história como a primeira atriz trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Ela concorre com a brasileira Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), Demi Moore (“A Substância”), Mikey Madison (“Anora”) e Cynthia Erivo (“Wicked”) pelo prêmio, que será entregue no fim de semana.
Tags: