Internautas acusam Thamiris e Camilla de forçar Vitória Strada como racista no BBB 25

A atriz se esquivou de tentativas das irmãs de enquadrá-la com pauta sensível na madrugada desta segunda-feira

X/BBB

Discussão no quarto expõe estratégia das irmãs

Em momentos da tensa discussão entre Vitória e as “aliadas” Thamiris e Camilla Maia na madrugada desta segunda (17/2) no BBB 25, houve situações em que as irmãs tentaram encurralar a atriz e forçá-la a dizer algo que a colocasse num lugar que nunca foi dela.

Uma situação em especial foi imediatamente identificada pelas redes sociais, que seguem repercutindo o bate-boca durante a tarde.

“Não tô dizendo que fiz a jogada do século, meu ponto é o tratamento que a gente tem com as pessoas aqui. E o meu ponto é a maneira que vocês me abordaram aqui pra conversar sobre isso”, disse Vitória.

Vitória escapa de cilada

Neste ponto, a internet apontou que Thamiris tentou usar a deixa para emplacar uma pauta. “Como é que a gente abordou? Quero saber como você tá me colocando nessa história. Como é que eu te abordei nessa história?”, questionou Thamiris.

Em tom calmo, Vitória respondeu: “Você tem que deixar eu falar, porque eu quero explicar o meu lado”. E com isso escapou de qualquer possível cilada.

“Esse momento já é um dos grandes da história do programa. Thamiris indo na jugular, quase pedindo ‘por favor, me chama do que eu preciso’; Camila com olhos fumegantes esperando pra ver se funciona; e Vitória saindo pela lateral com sagacidade”, analisou um internauta.

Camilla sugere pauta sensível contra Vitória

Entretanto, não foi o único instante em que as irmãs tentaram enredar Vitória numa pauta radical durante a gritaria tensa. Camilla também expressou suas intenções, mas foi confusa ao se expressar.

“Eu gosto de coerência, porque mais cedo, sabe o que eu escutei: ‘Eu sei como você é’. Antes do início do programa: ‘Se você fosse grossa comigo, eu entenderia’. Então, isso aqui pra mim, não é coerente, tá entendendo?”, disse Camilla. “Oi?”, reagiu Vitória, sem entender o sentido daquelas palavras.

O sentido deste ataque só ficou mais claro quando Camilla explicou sua versão para Vinicius Nascimento, quando garantiu que a atriz tentou taxá-la de agressiva. “Eu falei, você pra mim de manhã falou sabe o quê? Que eu sou grossa mas você já consegue identificar quando eu tô sendo grossa e quando é o meu jeito. Aí agora você tá querendo dizer o quê, que eu sou agressiva? Falei: ‘Você é muito perigosa’! Ela não é inocente em nada”.

A reação nas redes sociais foi de revolta, diante da constatação de que Camilla estava tentando colocar Vitória como alguém que estereotipa negros como grossos e agressivos. Em outras palavras, que ela agiu de forma racista.

“O plano dela e da Thamiris ficou claro ontem e agora vão espalhar pra casa toda insinuando que a Vitória é preconceituosa”, comentou um internauta com muitos seguidores.

Vitória reage com consciência racial

Entretanto, após a discussão, Vitória mostrou uma consciência racial nunca antes vista num participante branco em 25 anos de Big Brother Brasil.

Desabafando para Mateus Pires, entre lágrimas, a atriz disse: “Em nenhum momento eu quis fazer ela se sentirem mal por nada, em nenhum momento quis dizer que elas não podiam gritar comigo, porque eu sei que a vivência delas é diferente, sei que venho de um lugar muito privilegiado. Eu não posso exigir que ninguém fale com a calma que eu falo…”

Ela chegou a dizer: “Eu não tenho lugar de fala”. A expressão significa que Vitória entende que não pode criticar as irmãs pelo comportamento agressivo, por ser uma mulher branca de classe média.

A forma como Vitória lidou com a situação e a manipulação das irmãs colocou o nome de todos os envolvidos na discussão nos tópicos mais comentados do X, além da palavra “Insuportáveis”.

“O que a Vitória tá passando é triste, porquê ela sabe que se revidar as falas das irmãs, todos aqui irão julgá-la de racista por elas serem negras, e sei que vocês concordam com isso. Ela está dizendo que não tem lugar de fala e não pode questionar as irmãs”, apontou uma usuária da plataforma.

Repercussão