
Instagram/Cultured Magazine
Fernanda Torres estampa capa da revista Cultured: “Em meio às banalidades de Hollywood, ela soa autêntica”
Publicação norte-americana destaca a ascensão da atriz no cenário internacional e sua autenticidade no cinema
Reconhecimento internacional
Fernanda Torres é a capa da nova edição da revista norte-americana Cultured, publicação independente voltada para arte, moda, cinema e música. O texto, assinado pelo jornalista Raven Smith, destaca o reconhecimento internacional da atriz por “Ainda Estou Aqui” e a crescente atenção de Hollywood a seu trabalho.
“Poucos meses atrás, talvez você nunca tivesse ouvido falar de Fernanda Torres. A atriz brasileira — e estrela da capa da edição anual de Arte & Cinema da Cultured — é uma lenda em sua terra natal, mas foi só com sua atuação vencedora do Globo de Ouro em ‘Ainda Estou Aqui” que Hollywood despertou para seu poder de estrela”, postou o perfil oficial da publicação no Instagram.
Transformação e impacto de sua atuação
No texto da revista, a repórter detalha como a personagem de Fernanda passa por uma profunda transformação ao longo da história. “Ao longo do filme, Fernanda se transforma. De uma dona de casa serena, ela se torna uma advogada e ativista pelos direitos humanos”, descreve a revista ao comentar a atuação da brasileira.
A atriz tenta transferir o feito de sua interpretação para a força da mulher que interpretou. “[Eunice] foi a grande mulher por trás do grande homem, a Betty para o Don Draper dele”, disse, referindo-se à protagonista de ‘Mad Men’. Ela destacou ainda a resiliência da personagem diante da repressão militar. “Ela nunca desmoronou. Seu sorriso era sua arma.”
Para construir sua interpretação, Torres se inspirou em suas próprias memórias do Rio de Janeiro nos anos 1970 e criou uma playlist pessoal com canções românticas de Ella Fitzgerald. “Foi essa base meticulosa — meio ritual, meio arte — que deu força à tragédia avassaladora de ‘Ainda Estou Aqui’ e impulsionou a história de Eunice”, escreveu a revista.
Prêmios e reconhecimento
A atriz se tornou apenas a segunda brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, repetindo o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro. A reportagem tentou analisar como ela tem transmitido esse momento em Hollywood. “A atuação sutil de Torres a alçou ao centro das atenções internacionais da indústria. Ela parece, ao mesmo tempo, estar pronta para este momento e ligeiramente surpresa com tamanha atenção recebida”, diz o texto.
“É sempre bom quando o azarão vence”, brincou a atriz sobre a situação.
Discurso no Globo de Ouro e visão sobre Hollywood
A autenticidade da atriz foi um dos pontos destacados na reportagem, que relembrou o discurso de Fernanda ao vencer o Globo de Ouro.. “‘Meu Deus’, disse ela à plateia, emanando uma elegância impecável e emoção em um vestido preto longo. ‘Eu não preparei nada porque já estava grata [por ser indicada]’.”
Ao ser questionada se esperava vencer na categoria, que contava com nomes como Kate Winslet, Angelina Jolie e Nicole Kidman, Torres respondeu de forma direta. “Não gosto de ter expectativas. Sempre que me preparo para o pior, coisas boas acontecem.” Mas sobre a concorrência de atrizes famosas, como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Kate Winslet, a atriz afirmou que não se sentiu intimidada. “Fazemos o mesmo trabalho — elas são atrizes como eu.”
Legado de Fernanda Montenegro e paciência na carreira
O artigo também explora a relação de Torres com sua mãe, Fernanda Montenegro, e a influência que isso teve em sua trajetória. “Ela nasceu na realeza da atuação brasileira. Sua mãe foi a primeira brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz”, pontua a publicação.
Torres reconheceu que sempre esteve ciente do peso do nome de sua mãe. “Eu sempre soube que nunca seria tão grande quanto ela”, admitiu. “Ela é uma workaholic de um jeito que ninguém consegue igualar.”
No Instagram, a Cultured acrescentou um elogio rasgado após a publicação: “Em meio às banalidades de Hollywood, Torres soa refrescantemente autêntica – uma intérprete que se prepara meticulosamente, trabalha de maneira discreta e deixa o público atônito.”