Erika Hilton aciona Justiça contra narrador da Band: “Transfobia é crime”

Erika Hilton aciona Justiça contra narrador da Band: “Transfobia é crime”

Deputada afirma que foi alvo de ataque transfóbico e cobra responsabilização criminal

Divulgação/Band e Instagram/Erika Hilton

Processo judicial

Erika Hilton anunciou nesta quarta-feira (26/2) que vai recorrer à Justiça contra publicações feitas em um perfil atribuído a Sérgio Maurício, narrador da Band. A deputada federal afirmou que foi alvo de ataque transfóbico e destacou que “transfobia é crime no Brasil”. O jornalista nega ter sido responsável pelas postagens.

O motivo da ação judicial foi uma publicação no X (ex-Twitter) que chamava Erika de “fake news humana, essa coisa”. Em resposta, a parlamentar afirmou que já acionou seus advogados. “Eu e meus advogados estamos plenamente cientes do ataque transfóbico cometido contra mim, neste domingo, pelo narrador da Fórmula 1, Sérgio Maurício, afastado hoje da Band”, escreveu no X.

Posicionamento da deputada

Hilton defendeu que ataques como esse devem ter consequências legais. “A transfobia é crime no Brasil, e apesar das tentativas de relativizá-la, faremos a Justiça prevalecer. Vejo sim, com bons olhos, a decisão da Band de afastá-lo. Mas o que me interessa é que pessoas que atacam a nossa dignidade respondam criminalmente”, declarou.

Afastamento na Band

A Band retirou provisoriamente Sérgio Maurício das primeiras transmissões da Fórmula 1 em 2025. Os treinos exibidos nesta quarta-feira (26/2) no BandSports foram narrados por Napoleão de Almeida e Ivan Bruno.

Segundo a coluna Outro Canal, a decisão teria sido tomada pela direção da emissora para preservar a equipe e o próprio narrador. No entanto, o Notícias da TV afirmou que ele já não estava escalado para a cobertura da pré-temporada, negando qualquer punição.

Defesa de Sérgio Maurício

Sérgio Maurício negou ser o autor das publicações e afirmou que sua imagem foi usada sem autorização. “Não é a primeira vez que pessoas de forma maliciosa criam perfis falsos e/ou reproduzem falas inverídicas usando a minha imagem”, disse ao Outro Canal.

O narrador afirmou que alguém teria se passado por ele e usado sua foto e número de telefone para criar o perfil. “Não conheço e nada tenho contra ou a favor da deputada Erika Hilton. Fiquei sabendo disso através da minha chefia. O mais incrível é que tenho que me defender disso. Estou tomando as providências jurídicas.”

O perfil em questão tinha mais de 30 mil seguidores e postava regularmente fotos dos bastidores das transmissões da Band. Segundo o Outro Canal, a conta era divulgada por perfis oficiais da emissora desde a contratação de Sérgio em 2021.

Silêncio da Band

Até o momento, a Band não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações sobre o caso.