Musicais ganham espaço no Oscar
Ariana Grande e Cynthia Erivo, protagonistas de “Wicked”, foram confirmadas como atrações do Oscar 2025, que acontece neste domingo (2/3). De acordo com a Academia, elas farão uma performance especial baseada no filme musical.
Além da dupla, a premiação contará com apresentações de Doja Cat, LISA (BLACKPINK), Queen Latifah e Raye, que, segundo comunicado, irão “celebrar a comunidade do cinema e algumas de suas lendas”.
Setlist ainda não foi revelado
Ainda não foi divulgado quais músicas do filme serão interpretadas por Grande e Erivo, mas o repertório pode incluir sucessos como “Popular”, “Defying Gravity” e “What Is This Feeling?”.
Rumores indicam que a cerimônia será aberta com um medley de “Wicked”, ideia atribuída aos produtores executivos Raj Kapoor e Katy Mullan. Cynthia Erivo chegou a negar que isso estivesse confirmado, mas fontes próximas ao evento informaram à revista The Hollywood Reporter que a decisão foi acertada nas últimas semanas.
Decisão pode gerar polêmica
A escolha de abrir espaço para um musical que não está concorrendo ao Oscar pode gerar controvérsias. Em janeiro, a Academia havia anunciado que a edição deste ano não teria performances ao vivo das canções indicadas, focando apenas nas histórias dos compositores nomeados.
Com a mudança, é possível que os artistas indicados se sintam prejudicados. As cinco músicas que disputam o Oscar de Melhor Canção Original são “El Mal” e “Mi Camino” (ambas de “Emilia Pérez”), “Like a Bird” (“Sing Sing”), “Never Too Late” (“Elton John: Never Too Late”) e “The Journey” (“Batalhão 6888”). Nenhuma delas atingiu o impacto comercial do repertório de “Wicked”.
A decisão segue um precedente recente. Em 2022, o Oscar incluiu uma apresentação de “We Don’t Talk About Bruno”, de “Encanto”, mesmo sem a música estar entre as indicadas. No entanto, naquela ocasião, as canções nomeadas também foram interpretadas na cerimônia.