“Anora” vence prêmio principal no Independent Spirit Awards 2025

“Anora” vence prêmio principal no Independent Spirit Awards 2025

Filme de Sean Baker conquistou três troféus na cerimônia realizada neste sábado (22/1) em Santa Mônica

Divulgação/Neon

Premiação consagra “Anora”

“Anora” foi o grande vencedor do 40º Independent Spirit Awards, realizado neste sábado (22/2) em Santa Mônica, Califórnia. O longa dirigido por Sean Baker levou o prêmio de Melhor Filme do chamado “Oscar do cinema independente”, além de consagrar o cineasta na categoria de Melhor Direção e a atriz Mikey Madison com o troféu de Melhor Atuação.

Com a vitória no Spirit e no BAFTA, Mikey Madison demonstra um certo favoritismo na categoria de Melhor Atriz do Oscar, onde concorre com Fernanda Torres por “Ainda Estou Aqui”. A brasileira não concorreu em nenhum dos dois prêmios, mas venceu o Globo de Ouro, que não premiou a atriz de “Anora”.

“Ainda Estou Aqui” também não foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, que foi vencida pela animação “Flow”, da Letônia.

Outros destaques no cinema

Jesse Eisenberg venceu o prêmio de Melhor Roteiro por “A Verdadeira Dor”, enquanto Kieran Culkin recebeu o troféu de Melhor Atuação Coadjuvante por sua participação no mesmo filme.

Maisy Stella foi reconhecida como Melhor Revelação por sua atuação em “Meu Eu do Futuro”. “Nickel Boys” venceu Melhor Fotografia para Jomo Fray, e “Setembro 5” conquistou Melhor Montagem com Hansjörg Weissbrich.

“Didi” levou a categoria de Melhor Primeiro Filme, quanto o diretor e roteirista da produção, Sean Wang, também venceu por Melhor Primeiro Roteiro.

Na categoria de documentários, “No Other Land” foi eleito o Melhor Documentário. Já “Girls Will Be Girls” recebeu o Prêmio John Cassavetes, concedido a filmes produzidos com orçamento inferior a US$ 1 milhão.

Vitórias na televisão

Desde 2021, os Independent Spirit Awards passaram a reconhecer produções televisivas. Neste segmento, “Shōgun” venceu como Melhor Nova Série Roteirizada, enquanto “Bebê Rena” conquistou três prêmios de atuação: Melhor Atuação para Richard Ladd, Melhor Atuação Coadjuvante para Nava Mau e Melhor Revelação para Jessica Gunning.

O prêmio de Melhor Nova Série Não Roteirizada ou Documental foi concedido a “Hollywood Black”.

Homenagens e premiações especiais

A cerimônia também destacou “As Três Filhas”, de Azazel Jacobs, com o Prêmio Robert Altman, concedido ao diretor, ao diretor de elenco e ao elenco do filme. “How to Die Alone” foi premiado como Melhor Elenco em uma Nova Série Roteirizada.

A noite ainda prestou tributo a Josh Welsh, ex-presidente da Film Independent, que morreu no dia 31 de dezembro após uma batalha de cinco anos contra um câncer de cólon.