
Divulgação/Neon
“Anora” vence prêmio do Sindicato dos Produtores de Hollywood e amplia favoritismo no Oscar
A vitória fortalece a campanha do filme, que já venceu a Palma de Ouro em Cannes, o Critics Choice Awards e o DGA Awards
Filme consolida favoritismo
O Sindicato dos Produtores de Hollywood (PGA) concedeu na noite de sábado (8/2) seu principal prêmio ao filme “Anora”. A vitória no Darryl F. Zanuck Award reforça a posição da comédia indie distribuída pela Neon como uma das principais candidatas ao Oscar. Neste fim de semana, a produção também foi eleita Melhor Filme no Critics Choice Awards e levou o troféu de Melhor Direção do DGA Awards, o prêmio do Sindicato dos Diretores.
No PGA Awards, “Anora” superou os indicados “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “A Verdadeira Dor”, “Setembro 5”, “A Substância” e “Wicked”.
O prêmio do PGA é considerado um dos principais termômetros para o Oscar de Melhor Filme. Nos últimos 21 anos, a escolha do sindicato coincidiu 16 vezes com a premiação da Academia. Em 2024, a PGA e o Oscar tiveram a mesma escolha ao premiar “Oppenheimer”.
Outros vencedores
A cerimônia aconteceu no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles, encerrando uma semana de eventos que celebraram as melhores produções do cinema e da televisão.
Entre os demais vencedores, “Super/Man: A História de Christopher Reeve” (Max) recebeu o prêmio de Melhor Documentário, enquanto “Robô Selvagem” (DreamWorks Animation) foi escolhido como Melhor Animação e “Saturday Night Live” (NBC) venceu como o Melhor Programa ao Vivo.
A relação de séries destacou “Xógum” (FX/Disney+) como Melhor Produção de Série Dramática, enquanto “Hacks” (HBO/Max) levou o prêmio de Série de Comédia e “Bebê Rena” (Netflix) foi reconhecida como Melhor Produção de Série Limitada ou Antológica. Curiosamente, os mesmos três títulos também foram premiados no Emmy, no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards.