Produtores deixam o controle da saga
Barbara Broccoli e Michael G. Wilson anunciaram nesta quinta (20/2) que não estarão mais à frente da franquia “007”. Após décadas supervisionando as produções de James Bond, os irmãos decidiram transferir o controle criativo para a Amazon MGM Studios.
A decisão ocorre após a compra da MGM pela Amazon em 2021, o que colocou o estúdio por trás da saga sob a administração do conglomerado de Jeff Bezos. A mudança acontece em meio a especulações sobre o futuro da franquia, que busca um novo ator para interpretar o espião britânico depois da saída de Daniel Craig, que fez sua despedida em “007 – Sem Tempo para Morrer” (2021).
Assim que a Amazon MGM Studios assumiu o controle criativo da franquia, Bezos solicitou aos fãs sugestões sobre quem deveria ser o próximo 007. “Quem você escolheria como o próximo Bond?”, ele perguntou nas redes sociais.
Legado da família Broccoli
A franquia foi criada sob o comando de Albert Broccoli, que produziu os primeiros filmes do agente secreto. Seus sucessores, Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, assumiram a direção da saga a partir de “007 Contra GoldenEye” (1995) e lideraram alguns dos maiores sucessos da franquia, como “007 – Operação Skyfall” (2012), que ultrapassou US$ 1 bilhão em bilheteria.
Em reconhecimento à trajetória na franquia, os produtores receberam um Oscar Honorário em junho do ano passado. “Um registro de seu sucesso como produtores da série de Bond favorita dos fãs e sua contribuição para a indústria do cinema”, afirmou a presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado na época.
Disputa judicial pelo nome James Bond
Além da busca por um novo protagonista, a marca “James Bond” enfrenta uma batalha judicial. Segundo o jornal britânico The Guardian, uma construtora sediada em Dubai tenta obter direitos comerciais sobre o nome do personagem, alegando não utilização em determinados segmentos.
O empresário austríaco Josef Kleindienst, responsável pelo projeto de um resort de US$ 5 bilhões chamado Coração da Europa, teria iniciado ações para revogar a exclusividade da marca em alguns mercados. As contestações incluem variações do nome, como “James Bond 007” e “Bond, James Bond”.
Controle dos direitos da franquia
Os direitos comerciais da marca James Bond são gerenciados pela empresa norte-americana Danjaq, que até então compartilhava a gestão com a Eon Productions, produtora britânica da família Broccoli.
A Eon, sob o comando de Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, sempre defendeu a proteção da identidade da saga contra apropriações indevidas. Com a mudança na administração, a Amazon assume agora a responsabilidade pelo futuro da franquia.
Who’d you pick as the next Bond? pic.twitter.com/u7nBaRROlf
— Jeff Bezos (@JeffBezos) February 20, 2025