Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro fortalece campanha rumo ao Oscar

Premiação aumenta visibilidade de "Ainda Estou Aqui" e impulsiona chances da atriz em disputa acirrada

Instagram/Fernanda Torres

Influência na temporada de premiações

A vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, consagrada na noite de domingo (5/1), representou um grande impulso na corrida rumo ao Oscar. Embora o Globo de Ouro e o Oscar tenham votações independentes, o prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood sempre ajuda a aumentar a visibilidade de filmes e atuações de destaque.

Historicamente, poucas vencedoras do Globo de Ouro na categoria dramática ficaram de fora da lista de indicados do Oscar. Casos como os de Shirley MacLaine por “Madame Sousatzka” (1988) e Kate Winslet por “Foi Apenas um Sonho” (2008) são raros. Mesmo no caso de Winslet, ela acabou indicada e vencedora naquele ano por “O Leitor”.

Categoria de Melhor Atriz está disputada

Apesar disso, a vaga de Fernanda Torres no Oscar não está garantida. O ano tem candidatas de peso, como suas concorrentes no Globo de Ouro, Angelina Jolie (“Maria Callas”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”), Pamela Anderson (“The Last Showgirl”) e Kate Winslet (“Lee”). Outro fator relevante é a possibilidade de que três das cinco indicadas ao Oscar venham da categoria Comédia ou Musical, o que aumenta a concorrência. A lista pode ter Mikey Madison (“Anora”), Cynthia Erivo (“Wicked”), Demi Moore (“A Substância”) e Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”).

Para complicar, a brasileira não apareceu nas premiações da crítica americana e ficou fora do BAFTA, considerado o “Oscar britânico”. Entretanto, seu feito foi histórico.

Impacto da vitória e representatividade

Fernanda Torres foi apenas a quarta atriz a vencer o Globo de Ouro com uma performance em língua não inglesa. Antes dela, apenas Anouk Aimée, Liv Ullmann e Isabelle Huppert alcançaram esse feito, todas europeias. Ela é a primeira atriz brasileira e latina a ser reconhecida nessa categoria.

Em seu discurso de agradecimento, Fernanda Torres destacou o feito inédito e relembrou sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Globo de Ouro em 1999 por “Central do Brasil”, mas não venceu.

Mesmo em um cenário competitivo, esta conquista de Fernanda Torres no Globo de Ouro gera fôlego para sua campanha e pode atrair mais público para “Ainda Estou Aqui”, aumentando as chances do drama de Walter Salles também ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

A trajetória de “Ainda Estou Aqui”

Mesmo com a vitória de Fernanda, “Ainda Estou Aqui” não levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. O prêmio ficou com “Emilia Pérez”, que liderava a premiação com dez indicações e também venceu como Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Especialistas apontam que, mesmo com a derrota no Globo de Ouro, o longa brasileiro tem boas chances de figurar entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A conquista de Fernanda também pode ajudar na disputa por vaga nesta categoria, que continue acirrada.

Os indicados serão conhecidos no dia 17 de janeiro e a cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março.