Com rumores cada vez mais fortes, o novo reality de Boninho no SBT começa a se materializar. A empresária Silvia Abravanel já teria registrado a marca no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O título, “Casa dos Vilões”, deve estrear na grade do SBT em 2025.
Saída de Boninho e nova fase no SBT
Boninho encerrou sua trajetória na Globo na terça (31/12) e, segundo boatos que nunca negou, prepara uma nova fase de sua carreira no SBT. Várias fontes dos bastidores da emissora apontam para uma negociação envolvendo o reality show “Casa dos Vilões”, formato de confinamento com celebridades que faz sucesso nos Estados Unidos.
O programa, intitulado originalmente “House of Villains”, ganhou destaque por reunir participantes conhecidos por seus papéis de antagonistas em outros realities. Na versão brasileira, o foco seria em polêmicas e estratégias que reforcem o perfil de vilão dos competidores.
Formato do reality
Diferente de outros programas de confinamento, onde os participantes buscam agradar ao público para evitar eliminações, no “Casa dos Vilões” a proposta é oposta. O objetivo é que os participantes reforcem suas características de vilania para se destacarem e avançarem na competição.
O formato original americano, apresentado por Joel McHale, contou com provas que testavam força mental, emocional e física. O vencedor de cada desafio ganhava imunidade contra eliminação.
Sucesso nos Estados Unidos
“House of Villains” estreou no canal E! em outubro de 2023 e está disponível no Prime Video. A 2ª temporada foi lançada em fevereiro de 2024 e consolidou o programa como um dos realities mais comentados nos Estados Unidos.
O reality oferecia um prêmio de US$ 200 mil (aproximadamente R$ 1,2 milhão) ao participante mais polêmico, além do título de “Melhor Supervilão”. Entre os participantes, estavam figuras icônicas de realities como “The Apprentice”, “Survivor”, “RuPaul’s Drag Race” e “The Bachelor”.
Expectativas para o formato brasileiro
No SBT, Boninho deve adaptar o formato para o público brasileiro, trazendo personalidades conhecidas por protagonizarem polêmicas em programas locais, incluindo o “Big Brother Brasil” e “A Fazenda”.
Rumores anteriores também apontavam um projeto para levar o “The Voice Brasil” para o SBT. Caso algum desses planos saia do papel, a intenção de Boninho é produzir de forma independente, por meio de sua nova produtora de conteúdo, e fechar parceria de exibição com o canal.
Tradição de realities
Vale lembrar que a emissora da família Abravanel foi pioneira nos realities de confinamento com “A Casa dos Artistas”, um fenômeno de audiência, mas enfrentou um processo por o programa ser muito parecido com o “Big Brother” e acabou descontinuando a atração. O SBT não produz nenhum programa do gênero atualmente. A última iniciativa foi uma atração diferente chamada “Solitários” (2010), que confinava participantes individualmente num cubículo. Não deu audiência.
A ideia é tentar voltar a ser competitivo na audiência com um programa de Boninho, que é o big boss do gênero com programas como “No Limite”, “Hipertensão”, “Mestre do Sabor”, “Estrela da Casa”, além do próprio “The Voice Brasil” e das 24 edições do “Big Brother Brasil”.