Indicações ao Oscar 2025 são adiadas devido aos incêndios na Califórnia

Votação foi estendida até domingo e concorrentes serão revelados no dia 19 de janeiro

Instagram/The Academy

Incêndios afetam programação de eventos em Los Angeles

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas dos Estados Unidos adiou para 19 de janeiro o anúncio das indicações do Oscar 2025, por causa dos grandes incêndios que atingem a região de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Impulsionados pelos ventos fortes, o fogo causou destruição e a evacuação de mais de 30 mil pessoas, incluindo celebridades como Ben Affleck, Mark Hamil e James Woods.

Com isso, o período de votação dos indicados, que teve início nesta quarta-feira (8/1), foi estendido por mais dois dias e será encerrado na terça-feira (14/1). O anúncio também foi afastado por dois dias. Estava previsto originalmente para sexta-feira (17/1) e agora acontecerá no domingo seguinte (19/1).

A cerimônia do Oscar 2025 segue marcada para 2 de março.

Mensagem oficial expressa apoio às vítimas

A mudança foi informada por e-mail aos mais de 10 mil membros da Academia. Na mensagem assinada pelo presidente-executivo Bill Kramer, a organização manifestou solidariedade às vítimas dos incêndios.

“Queremos oferecer nossas mais profundas condolências para aqueles que foram impactados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia. Tantos de nossos membros e colegas de indústria vivem e trabalham na região de Los Angeles, e estamos pensando em vocês”, declarou Kramer.

Impacto nos eventos de Hollywood

A crise também levou ao cancelamento ou adiamento de diversos eventos na cidade, como o Critics Choice Awards, os lançamentos de “The Last Showgirl”, “Lobisomem” e “Better Man – A História de Robbie Williams”, além do jantar anual do American Film Institute.

Expectativa brasileira

A mudança na data não diminuiu a ansiedade entre os brasileiros. “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, é apontado como uma das maiores apostas do país na categoria de melhor filme internacional.

Além disso, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, no domingo (5/1), na categoria de Melhor Atriz de Drama, aumentou as expectativas por uma possível indicação da brasileira ao Oscar de Melhor Atriz.