Decisão de afastamento
Steuart Smith, guitarrista dos Eagles, anunciou na quarta-feira (29/1) que deixará a banda após ser diagnosticado com parkinsonismo, uma condição que apresenta sintomas semelhantes aos do mal de Parkinson. O músico de 72 anos destacou que a decisão foi tomada para preservar sua integridade artística e o legado do grupo.
Preservar elegância
Em comunicado à imprensa, Smith explicou que a doença afetou sua capacidade de se apresentar no palco. “É com profundo pesar que, devido a problemas de desempenho associados ao meu parkinsonismo recentemente diagnosticado, descubro que devo deixar meu papel nos Eagles enquanto ainda posso fazê-lo com elegância”, afirmou.
O guitarrista ressaltou sua gratidão pelos 25 anos de carreira ao lado da banda. “Foi um ótimo quarto de século, e eu esperava poder terminar este ano com a banda, mas agora preciso fazer o que é melhor para todos os envolvidos”, completou.
O músico substituiu Don Felder nos Eagles e se tornou peça-chave nos arranjos e gravações do grupo ao longo das últimas duas décadas.
Don Henley lamenta saída
Don Henley, vocalista e fundador dos Eagles, expressou tristeza com a decisão de Smith e destacou a importância do colega para a trajetória do grupo. “Os Eagles serão eternamente gratos pelos talentos extraordinários que ele trouxe para nossas gravações e apresentações ao vivo. Steuart fará muita falta, mas ele sempre fará parte da nossa família musical. Sabemos que nossos muitos fãs se juntam a nós para desejar-lhe tudo de bom”, declarou Henley, de 77 anos.
A saída de Smith marca o fim de uma era para os Eagles, que continuarão sua trajetória sem um dos integrantes mais importantes de sua formação recente.