História de sobrevivência com mensagem universal
A Mares Filmes divulgou o trailer nacional da animação “Flow”, premiada no último domingo (5/1) com o Globo de Ouro. Cotado ao Oscar de Melhor Animação, o longa também foi escolhido para representar a Letônia na categoria de Melhor Filme Internacional, concorrendo com produções como “Ainda Estou Aqui”, do Brasil.
Dirigido por Gints Zilbalodis, “Flow” apresenta a jornada de um gato preto solitário que perde sua casa após uma grande inundação. Em busca de sobrevivência, ele encontra abrigo em um barco onde convivem diferentes espécies, incluindo uma capivara, um lêmure, um pássaro e um cão. Apesar das diferenças, os animais precisam se unir para enfrentar os desafios de um mundo submerso e encontrar terra firme.
Produção premiada e destaque global
Sem diálogos, “Flow” se destaca pela profundidade emocional e complexidade visual. Com 85 minutos de duração, a narrativa prende a atenção do espectador do início ao fim, reforçando o uso do cinema como ferramenta de emoção e reflexão.
Além do Globo de Ouro, a animação conquistou prêmios no European Film Awards, na Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, no Círculo de Críticos de Cinema de Nova York e no National Board of Review.
Direção ambiciosa e produção internacional
“Flow” é o segundo longa de Gints Zilbalodis, que completa 30 anos em 2025. O diretor ganhou reconhecimento com “Longe” (2019), produzido de forma independente. Seu novo trabalho é uma coprodução entre Letônia, França e Bélgica, com orçamento de US$ 3,7 milhões. A animação foi realizada em estúdios como Sacrebleu Productions (França), Take Five (Bélgica) e Dream Well Studio (Letônia), este último fundado pelo próprio diretor.
Zilbalodis acumulou múltiplas funções no projeto, atuando como diretor, diretor de arte, cinegrafista e editor, além de ter escrito o roteiro em parceria com Matīss Kaža e coproduzido a obra, que tem 97% de aprovação da crítica na média do site Rotten Tomatoes.