Lula parabeniza Fernanda Torres por prêmio no Globo de Ouro
Presidente ligou para a atriz após vitória por “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles, ressaltando importância da premiação para a cultura brasileira
Premiação celebrada
O perfil oficial de Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um vídeo na noite de segunda-feira (6/1) que registra uma conversa por telefone do presidente com a atriz Fernanda Torres, vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, em Los Angeles.
“Um milhão de parabéns pra você, querida”, disse Lula logo no início da ligação. A atriz respondeu emocionada: “Tão bonito vir esse prêmio agora, numa hora dessa”. Ela acrescentou: “Uma coisa tão linda pra cultura, pra arte, que foi tão atacada, Lula. Uma coisa tão bonita”. Fernanda Torres interpretou a advogada Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.
Menção à família e à democracia
Durante a conversa, Lula fez questão de mencionar a mãe de Fernanda, a atriz Fernanda Montenegro, de 95 anos: “Eu fico imaginando o orgulho da filha querida”. Após elogiar o trabalho de Torres e da equipe do filme, o presidente ouviu a resposta da atriz: “A democracia merecia isso”.
O presidente lembrou ainda que a cerimônia do Globo de Ouro aconteceu dias antes do ato em defesa da democracia, marcado para esta quarta-feira (8/1), data que marca dois anos da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Homenagem a Eunice Paiva
A atriz sugeriu que o ato de defesa da democracia fosse realizado “em nome da Eunice Paiva, uma mulher defensora dos direitos humanos”. Eunice, que inspirou o papel de Fernanda Torres, viveu uma tragédia durante a ditadura militar: seu marido, Rubens Paiva, engenheiro e político, foi cassado, torturado e morto pelo regime, e seu corpo nunca foi encontrado.
Recuperação de Lula
No encerramento da ligação, Fernanda Torres expressou sua felicidade ao ver o presidente recuperado após os procedimentos de drenagem de um coágulo no cérebro realizados em dezembro. Lula confirmou sua boa condição de saúde: “Tô bem, graças a Deus tô recuperado”.
Não podia ter momento melhor para o Brasil levar o Globo de Ouro pela atuação da Fernanda Torres, dois dias antes do ato em defesa da democracia. Eu e a Janja parabenizamos essa grande artista mais uma vez. O país inteiro vibrou. Somos filhos de um Brasil que vale a pena,… pic.twitter.com/Mce6ohDqoy
— Lula (@LulaOficial) January 7, 2025