Morte em Hollywood
Jeff Baena, cineasta conhecido por seu trabalho em produções independentes, morreu na última sexta-feira (4/1), aos 47 anos. O corpo do diretor foi encontrado em uma residência em Los Angeles. Segundo o site americano TMZ, a polícia e os bombeiros foram até uma casa na área de Los Angeles por volta das 10h30 da manhã de sexta-feira para investigar uma morte, depois de acionados por um assistente que o encontrou morto. Baena foi declarado morto no local.
Nenhuma reportagem informou se ele morreu em sua própria casa, mas o TMZ destoou da cobertura. Enquanto a Variety e outras publicações escreveram que a causa da morte era desconhecida, o site acrescentou que a polícia suspeita de suicídio.
Filmes de Jeff Baena
Formado em cinema pela Universidade de Nova York, Baena começou sua trajetória como assistente de produção de Robert Zemeckis e, posteriormente, trabalhou como assistente de direção de David O. Russell. Seu primeiro grande destaque foi como roteirista de “Huckabees: A Vida é uma Comédia” (2004), dirigido por Russell.
Após seu início como roteirista, Baena consolidou sua carreira como diretor e roteirista de filmes autorais. Ele dirigiu cinco filmes ao todo: “Vida Após Beth” (2014), “Joshy” (2016), “A Comédia dos Pecados” (2017), “Entre Realidades” (2020) e “Um Amor na Itália” (2022). Grande parte dessas produções teve Aubrey Plaza como protagonista.
Parceria profissional e trajetória conjunta
Além do sucesso em parcerias profissionais, Baena e Plaza dividiram a vida pessoal. O casal oficializou a união em 2020, após uma década juntos. “Ficamos um pouco entediados uma noite. Nós nos casamos”, revelaram sobre o casamento em uma publicação nas redes sociais.
A parceria entre o diretor e a atriz começou em “O Fim do Amor” (2012), longa em que Baena também atuou como ator. Juntos, eles trabalharam em cinco filmes, incluindo projetos marcados pelo tom irreverente e surreal.
Jeff Baena deixa um legado de filmes marcantes no cinema independente e uma trajetória construída com liberdade criativa, sempre ao lado de Aubrey Plaza.