Melhores do ano
A National Board of Review (NBR) elegeu “Wicked” como o melhor filme de 2024 em anúncio feito nesta quarta-feira (4/12). Além do principal reconhecimento, Jon M. Chu, diretor da adaptação do famoso musical, foi premiado como Melhor Diretor, consolidando a força do longa na temporada de premiações.
A organização, fundada em 1909, é a mais antiga de Hollywood, composta por críticos, cineastas e acadêmicos, que avaliam mais de 250 filmes ao longo do ano para escolher os destaques.
Daniel Craig foi premiado como Melhor Ator por sua atuação em “Queer”, enquanto Nicole Kidman venceu na categoria de Melhor Atriz por “Babygirl”. A NBR também destacou o elenco de “Conclave” como o melhor do ano e homenageou a parceria criativa entre Cynthia Erivo e Ariana Grande em “Wicked”.
O Brasil esteve representado por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que figurou entre os cinco melhores filmes internacionais, embora não tenha levado o prêmio principal da categoria. Outros destaques internacionais incluíram “The Seed of the Sacred Fig”, vencedor da categoria, e títulos como “Tudo Que Imaginamos Como Luz” e “A Menina com a Agulha”.
A premiação é conhecida como um termômetro para o Oscar, o maior prêmio da indústria cinematográfica, menos na categoria de Melhor Filme, devido à tendência de supervalorizar lançamentos mais comerciais, a exemplo de “Wicked” neste ano, ou fazer escolhas óbvias por filmes de diretores estabelecidos. Vale lembrar que o vencedor da NBR no ano passado foi “Assassinos da Lua das Flores”, que não ganhou nenhum Oscar, e do ano anterior foi “Top Gun: Maverick”, que venceu só um Oscar técnico de Melhor Som.
Lista completa de vencedores
MELHOR FILME
“Wicked”
MELHOR DIRETOR
Jon M. Chu por “Wicked”
MELHOR ATOR
Daniel Craig por “Queer”
MELHOR ATRIZ
Nicole Kidman por “Babygirl”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Kieran Culkin por “A Verdadeira Dor”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Elle Fanning por “Um Completo Desconhecido”
MELHOR ELENCO
“Conclave”
DESEMPENHO INOVADOR
Mikey Madison por “Anora”
MELHOR ESTREIA DE DIREÇÃO
India Donaldson por “Good One”
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Mike Leigh por “Hard Truths”
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Clint Bentley e Greg Kwedar por “Sing Sing”
PRÊMIO DE DESTAQUE NBR
Colaboração criativa entre Cynthia Erivo e Ariana Grande por “Wicked”
PRÊMIO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO NBR
“No Other Land”
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“Flow”
MELHOR FILME INTERNACIONAL
“The Seed of the Sacred Fig”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Sugarcane”
REALIZAÇÃO NOTÁVEL NO CINEMA
Jarin Blaschke por “Nosferatu”
CONQUISTA DE DESTAQUE EM DUBLÊ
“Furiosa: Uma Saga Mad Max”