Warner Bros. adia lançamento de “Batman 2” em um ano

Mudança de data do filme de Matt Reeves abre espaço para projetos de Alejandro G. Iñárritu e Tom Cruise

Divulgação/Warner Bros.

Adiamento de “Batman 2”

A Warner Bros. anunciou nesta sexta-feira (27/12) o adiamento da estreia de “Batman 2”, dirigido por Matt Reeves, para 1º de outubro de 2027. Inicialmente, o filme estava programado para chegar aos cinemas em 2 de outubro de 2026.

O longa, estrelado por Robert Pattinson (“Batman”) como o Cavaleiro das Trevas, é sequência do sucesso de 2022 que arrecadou mais de US$ 770 milhões mundialmente. A produção também deu origem à série “Pinguim”, da HBO, que expande o universo do personagem.

Justificativa e teorias

Embora o estúdio não tenha justificado o motivo do adiamento, em entrevista recente com Zoë Kravitz, intérprete da Mulher-Gato, Reeves revelou que está finalizando o roteiro e planeja iniciar as filmagens no próximo ano.

O adiamento devido a possíveis mudanças no roteiro geraram teorias entre os fãs de que James Gunn, presidente do DC Studios, teria conseguido convencer Matt Reeves a incluir seu universo de Batman no DCU. Na semana passada, um boato forte sugeriu que o Batman de Robert Pattinson poderia aparecer em filmes do DCU.

Novo filme de Iñárritu e Cruise em 2026

Com a mudança de data de “Batman 2”, o novo projeto de Alejandro G. Iñárritu (“O Regresso”) e Tom Cruise (“Top Gun: Maverick”), ainda sem título oficial, assumiu a data de 2 de outubro de 2026. O longa, descrito como um thriller épico, segue “o homem mais poderoso do mundo em uma missão frenética para provar ser o salvador da humanidade antes que o desastre que ele causou destrua tudo”.

O elenco reúne nomes como Sandra Hüller (“Anatomia de uma Queda”), John Goodman (“O Grande Lebowski”), Michael Stuhlbarg (“Me Chame pelo Seu Nome”), Jesse Plemons (“Ataque dos Cães”), Sophie Wilde (“Fale Comigo”) e Riz Ahmed (“O Som do Silêncio”). Para Cruise, a produção marca um retorno à colaboração com diretores de prestígio, como em sua parceria com Steven Spielberg e Martin Scorsese no início de sua carreira. Já Iñárritu, vencedor de dois Oscars por “Birdman” e “O Regresso”, traz sua visão autoral ao projeto.

Alterações em “Mickey 17” e “Pecadores”

Outros ajustes no calendário incluem as estreias de “Mickey 17”, de Bong Joon Ho (“Parasita”), e “Pecadores”, de Ryan Coogler (“Pantera Negra”). A sci-fi estrelada por Robert Pattinson foi antecipada para 7 de março de 2025, enquanto o terror com Michael B. Jordan (“Creed”) chegará aos cinemas em 18 de abril de 2025.

“Mickey 17” explora a história de clones de um mesmo homem cuja função é morrer repetidamente. Além de Pattinson, o elenco inclui Mark Ruffalo (“Os Vingadores”), Naomi Ackie (“Eu Quero Dançar”), Steven Yeun (“Minari”) e Toni Collette (“Hereditário”). Originalmente previsto para a primavera de 2024, o filme teve múltiplos adiamentos.

Já “Pecadores” acompanha irmãos gêmeos que enfrentam “um mal ainda maior” ao retornarem para casa. O elenco conta com Hailee Steinfeld (“Gavião Arqueiro”), Jack O’Connell (“Invencível”), Wunmi Mosaku (“Loki”) e Delroy Lindo (“Destacamento Blood”). O adiamento foi atribuído à escassez de instalações de pós-produção, devido à escolha do diretor em filmar em película e não de forma digital.