Filme soma prêmios antes do Oscar
O longa “Um Homem Diferente”, da A24, conquistou o prêmio de Melhor Filme no Gotham Awards 2024, premiação do cinema independente americano realizada nesta segunda-feira (2/12) no Cipriani Wall Street, em Nova York.
O filme do diretor Aaron Schimberg traz Sebastian Stan (“Capitão América: O Soldado Invernal”) irreconhecível como um homem deformado. Na trama, ele interpreta Edward, um aspirante a ator com neurofibromatose. O filme retrata sua transformação após uma cirurgia de reconstrução facial, levando-o a uma jornada de obsessão e autodescoberta. Stan venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Berlim por seu desempenho no longa.
A princípio, Edward começa a receber elogios por sua nova aparência. No entanto, ao conhecer Oswald (Adam Pearson, de “Sob a Pele”), que o retrata em uma peça de teatro, Edward se torna obcecado, já que Oswald se parece exatamente como ele era antes da cirurgia e passa a fazer mais sucesso por isso. Adam Pearson não usa maquiagem no filme, pois realmente sofre de neurofibromatose.
Outro destaque
Além de “Um Homem Diferente”, “Sing Sing” também brilhou na premiação, destacando-se nas categorias de atuação, com Colman Domingo sendo premiado por Melhor Atuação Principal e Clarence Maclin recebendo o troféu de Melhor Atuação Coadjuvante. O drama narra a trajetória de um homem condenado injustamente, que encontra um novo propósito ao integrar um grupo de teatro dentro da prisão de segurança máxima Sing Sing. A produção é baseada no programa real “Rehabilitation Through the Arts” (Reabilitação Através das Artes), que promove a reabilitação de detentos por meio das artes cênicas.
Os dois filmes são inéditos no Brasil. Enquanto “Um Homem Diferente” já estreia na próxima semana, em 12 de dezembro, “Sing Sing” só vai chegar aos cinemas brasileiros em 13 de fevereiro.
Processo de seleção e premiação
As indicações do Gotham Awards são decididas por um juri composto por críticos e outros profissionais do setor, que têm acesso a links de exibição para avaliação. Já os vencedores são determinados por um júri independente, diferentemente do Oscar ou do BAFTA, onde membros da indústria do entretenimento, como atores e cineastas, participam da votação.
Homenagens especiais
Além das premiações, o evento concedeu tributos especiais a grandes nomes de Hollywood. Angelina Jolie recebeu o Tribute de Performer por “Maria”, Zendaya foi reconhecida com o Tributo Spotlight por “Rivais”, enquanto Timothée Chalamet e James Mangold receberam o Tributo de Visionários por “Um Completo Desconhecido”. O elenco de “Sing Sing” também foi homenageado com o Tributo de Justiça Social.
Histórico de relevância
Considerado o primeiro prêmio importante da temporada que conduz ao Oscar, o Gotham Awards já antecipou vencedores da Academia, como “Spotlight” (2015), “Moonlight” (2016) e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), que após conquistarem o troféu nova-iorquino também venceram o Oscar de Melhor Filme.