Livraria de best-sellers
O TikTok abre nesta quarta-feira (11/12) a Livraria dos Mais Assistidos, instalada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de distribuir gratuitamente 100 mil exemplares de 30 títulos que ganharam destaque na comunidade literária da plataforma, o BookTokBrasil, que já acumula mais de 2,5 milhões de publicações. O projeto é provisório e funcionará apenas até a próxima terça-feira (17/12).
Entre os títulos de best-sellers estão obras que viraram filmes, como “É Assim que Acaba”, de Colleen Hoover, bem como sua continuação “É Assim que Começa”, e “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, além de livros premiados como “A Vegetariana”, da sul-coreana Han Kang, obra vencedora do Man Booker International Prize de 2016. A curadoria foi realizada pelos influenciadores Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio.
Funcionamento e retirada de livros
O espaço vai funcionar das 10h às 20h em dias úteis e das 12h às 20h no fim de semana. Para retirar os exemplares, é necessário ter mais de 13 anos e realizar um cadastro no local. Cada visitante poderá levar até cinco livros. Estudantes da rede pública têm prioridade na retirada mediante apresentação de comprovante de matrícula.
Impacto cultural e social
“O TikTok já demonstrou o poder de transcender a tela, gerando um impacto real e positivo na vida de muitas pessoas, seja descobrindo novos títulos ou impulsionando vendas de autores e até prateleiras especiais nas livrarias”, afirmou Carol Baracat, diretora global de marketing integrado do TikTok. “Por isso, nada mais legal do que trazer toda essa conversa para o mundo real com uma livraria de rua, facilitando também o acesso à leitura.”
A iniciativa destaca o papel do TikTok como impulsionador de novas leituras e tendências culturais. “A Livraria dos Mais Assistidos no TikTok materializa o impacto cultural e social da plataforma na vida real. A proposta é celebrar a paixão pela leitura que o TikTok tem inspirado no Brasil e no mundo”, explicou Renato Zandoná, do estúdio criativo AKQA Casa, que executou o projeto com logística organizada pela distribuidora Catavento.
Lista dos livros
Confira os títulos disponíveis para retirada:
“A Biblioteca da Meia-Noite”, Matt Haig (Bertrand Brasil)
“A Empregada Está de Olho”, Freida McFadden (Arqueiro)
“A Vegetariana”, Han Kang (Todavia)
“As Irmãs Blue”, Coco Mellors (Astral Cultural)
“Ainda Estou Aqui”, Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara)
“Amêndoas”, Won-Pyung Sohn (Rocco)
“Assistente do Vilão”, Hannah Nicole Maehrer (Alt)
“Divinos Rivais”, Rebecca Ross (Alt)
“É Assim Que Acaba”, Colleen Hoover (Galera)
“É Assim Que Começa”, Colleen Hoover (Galera)
“Era Uma Vez um Coração Partido”, Stephanie Garber (Gutenberg)
“A Hora da Estrela”, Clarice Lispector (Rocco)
“Leitura de Verão”, Emily Henry (Verus)
“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis (Martin Claret e Principis)
“Nadando no Escuro”, Tomasz Jedrowski (Astral Cultural)
“Nem Te Conto”, Emily Henry (Verus)
“Noiva”, Ali Hazelwood (Arqueiro)
“O Avesso da Pele”, Jefferson Tenório (Companhia das Letras)
“Olhos d’Água”, Conceição Evaristo (Pallas)
“Torto Arado”, Itamar Vieira Junior (Todavia)
“Trono de Vidro” (Volumes 1 a 8), Sarah J. Maas (Galera)
“Tudo É Rio”, Carla Madeira (Record)
“Uma Família Feliz”, Raphael Montes (Companhia das Letras)
“Verity”, Colleen Hoover (Galera)