Disputa acirrada
“Sonic 3 – O Filme” e “Mufasa: O Rei Leão” dividiram as atenções do público norte-americano durante o período de Natal. O longa da Paramount liderou o final de semana tradicional (sábado e domingo) nos Estados Unidos e Canadá com US$ 38 milhões arrecadados, enquanto o título da Disney obteve US$ 37,1 milhões. Contudo, “Mufasa” dominou o feriado natalino estendido (quarta-feira a domingo), somando US$ 63,8 milhões, contra US$ 60,4 milhões de “Sonic 3 – O Filme”.
Desde seu lançamento, “Sonic 3 – O Filme” tem sido um sucesso de público. Até este domingo (29/12), a produção acumula US$ 137,6 milhões nos EUA e um total global de US$ 211,5 milhões, graças a um desempenho internacional de US$ 74 milhões.
Já “Mufasa” apresentou crescimento mais lento, mas significativo. O filme abriu em 2º lugar no fim de semana passado, praticamente com metade da arrecadação de “Sonic 3”, mas reagiu durante o feriado de Natal, atingindo US$ 113,5 milhões no mercado doméstico até o domingo. Internacionalmente, o filme liderou as bilheterias com US$ 77,1 milhões arrecadados, totalizando US$ 328 milhões em bilheterias globais.
A diferença entre a arrecadação internacional dos dois filmes também se deve ao fato de “Sonic 3” ter estreado mais tarde em muitos países, inclusive no Brasil, onde foi lançado no Natal (25/12).
“Nosferatu” impressiona no 3º lugar
A nova adaptação de “Nosferatu”, dirigida por Robert Eggers, surpreendeu ao estreou em 3º lugar, arrecadando US$ 40,3 milhões no período de cinco dias, incluindo US$ 21,2 milhões no final de semana tradicional. A abordagem gótica do clássico de 1922 conseguiu se destacar em um mercado competitivo, tornando-se uma das melhores estreias de um terror no período natalino em todos os tempos. Com um orçamento de US$ 50 milhões, o filme estrelado por Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult e Bill Skarsgård não deve ter dificuldades para recuperar seu investimento, considerado alto para um filme de terror.
A produção da Focus Features/Universal foi elogiada pela crítica, obtendo 86% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma nota B- no CinemaScore. A estreia no Brasil vai acontecer nesta quinta-feira (2/1).
“Um Completo Desconhecido” bate recorde
A cinebiografia de Bob Dylan, “Um Completo Desconhecido”, dirigida por James Mangold e estrelada por Timothée Chalamet, estreou apenas em 6º lugar, mas futurou US$ 23,3 milhões nos cinco dias do feriadão. O longa conquistou um raro “A” no CinemaScore, refletindo forte aprovação do público, predominantemente feminino e mais velho, mas foi menos incensada pela crítica, com 78% no Rotten Tomatoes.
Com o desempenho, a produção bateu um recorde, tornou-se a maior abertura da Searchlight Pictures desde sua aquisição pela Disney. Ela também é a segunda maior abertura da história completa do estúdio, atrás apenas de “Notorious” (2009), outra cinebiografia musical, que arrecadou US$ 20,4 milhões no final de semana tradicional de três dias.
Com um orçamento de US$ 70 milhões, “Um Completo Desconhecido” enfrenta desafios para atingir a lucratividade, já que os exibidores retêm cerca de metade da receita dos ingressos. No entanto, a performance de Chalamet, que canta todas as músicas do filme, é um atrativo para além do gênero dos dramas musicais, já que o ator tem sido chamariz de grandes bilheterias em blockbusters como “Wonka” e “Duna”.
O lançamento no Brasil vai acontecer apenas em 27 de fevereiro.
“Wicked” e “Moana 2” seguem no Top 5
Entre as produções já em cartaz, “Wicked” conquistou o 4º lugar no final de semana, arrecadando US$ 31,7 milhões nos cinco dias. O musical acumulou US$ 424 milhões no mercado doméstico e US$ 634 milhões globalmente, superando o recorde mundial de “Mamma Mia!” (US$ 611,4 milhões) como a maior adaptação de um musical da Broadway nos cinemas.
“Moana 2”, da Disney, ocupou a 5ª posição, somando US$ 28,3 milhões no período, com totais de US$ 395 milhões na América do Norte e US$ 882,5 milhões globalmente. Com o vento a seu favor, a sequência deve cruzar a marca de US$ 1 bilhão em janeiro.
“Babygirl” não impressiona
Outra estreia de menor escala também marcou presença no ranking. “Babygirl”, da A24, estrelado por Nicole Kidman, abriu em 7º lugar com US$ 7 milhões nos cinco primeiros dias.
Apesar de estar longe de competir com os grandes lançamentos do período, o filme recebeu atenção significativa da imprensa por sua campanha focada na temporada de premiações. Vale lembrar que Nicole Kidman superou Fernanda Torres como Melhor Atriz no Festival de Veneza. Entretanto, o público americano esfriou os planos do estúdio de chamar atenção dos eleitores do Oscar com uma recepção mista, refletida na nota B- no CinemaScore. A crítica também não se apaixonou perdidamente, soltando um suspiro de 77% de aprovação no Rotten Tomatoes. A estreia no Brasil vai acontecer em 9 de janeiro.
Para completar, “O Brutalista”, também da A24, foi lançado apenas em sete cinemas com distribuição limitada, buscando a simples qualificação para a temporada de premiações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O drama estrelado por Adrien Brody desembarca nos cinemas brasileiros em 20 de fevereiro.
Trailers
Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.
1 | SONIC 3: O FILME
2 | MUFASA: O REI LEÃO
3 | NOSFERATU
4 | WICKED
5 | MOANA 2