A dona da bola
A Netflix adquiriu os direitos de transmissão das próximas duas edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA, com exclusividade para os Estados Unidos. Essa será a primeira vez que o torneio será exibido em uma plataforma de streaming, numa cobertura que vai acontecer em inglês e espanhol. Vale lembrar que a a competição de 2027 vai acontecer no Brasil
O anúncio também marca a primeira vez que a Netflix adquire os direitos de transmissão integral de uma competição. Os valores do acordo não foram divulgados.
“Já vi o fandom da Copa do Mundo Feminina crescer enormemente – desde a atmosfera eletrizante na França em 2019 até a incrível energia que vimos recentemente na Austrália e Nova Zelândia no ano passado”, declarou Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix sobre o negócio.
Além das transmissões ao vivo, a Netflix planeja produzir conteúdos complementares, como programas de estúdio e documentários relacionados aos torneios. “Trazer este torneio icônico para a Netflix não é apenas sobre transmitir partidas, mas também celebrar as jogadoras, a cultura e a paixão que impulsionam o crescimento global do esporte feminino”, explicou a diretora.
Acordo histórico
Gianni Infantino, presidente da FIFA, ressaltou a relevância da parceria. “Este é um momento histórico para os direitos de mídia esportiva. Como uma marca de destaque e nova parceira de longo prazo da FIFA, a Netflix demonstrou um compromisso muito forte com o crescimento do futebol feminino. Este acordo envia uma mensagem clara sobre o real valor da Copa do Mundo Feminina da FIFA e do esporte feminino globalmente.”
A edição de 2027 será realizada no Brasil, enquanto o local para 2031 ainda será definido.
Esportes na Netflix
A aquisição reforça a entrada da Netflix no mercado de esportes ao vivo, somando-se a eventos como a parceria com a NFL para jogos do Natal e transmissões especiais, como a luta entre Jake Paul e Mike Tyson. A plataforma também promete aproveitar sua experiência em documentários esportivos para enriquecer a cobertura dos torneios.
O anúncio cita apenas transmissão para os Estados Unidos, por isso não está claro se a plataforma transmitirá os jogos no Brasil. A luta de Jake Paul e Myke Tyson foi exibida para os assinantes brasileiros.